Resultado de acordo com o NF, Saybolt reajusta salários em 5%

Trabalhadores da empresa Saybolt, em Macaé, terão seus salários ajustados em 5%. O aumento é retroativo a abril e cumpre a 4ª cláusula do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) firmado com o Sindipetro-NF (Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense) para o período 2014/2015. A previsão é de que o pagamento seja feito até o 5º dia útil de junho.

Este é o segundo ajuste recente nos salários na empresa. No ano passado, nas negociações do acordo, foi pactuado entre a empresa e o Sindipetro-NF o pagamento de um primeiro aumento imediato em outubro, de 9,2% — 2,49% a mais que o ICV (Índice de Custo de Vida, medido pelo Dieese) naquele mês, de 6,71%.

“Visando corrigir perdas salariais e nivelar os salários da empresa com os praticados no mercado, chegamos a essa solução. Temos a clareza que a empresa acertou em cheio ao aceitar a proposta de pactuar essa cláusula. Reter e valorizar a boa mão de obra é uma atitude de inteligência da Saybolt. Lamento que outras empresas não tenham enxergado isso ainda”, avalia Leonardo Ferreira, coordenador do Departamento de Trabalhadores do Setor Privado do Sindipetro-NF.

De acordo com a assessoria da subseção Dieese do Sindipetro- NF, o aumento de 5% repõe as perdas salariais de outubro de 2014 a abril de 2015, além de representar um ganho real de 0,22%, tendo como referência a inflação do período.

PLR

Em junho, será paga a primeira parcela da PLR (Participação nos Lucros e Resultados). A quitação da participação ocorrerá no mês seguinte, como prevê a cláusula 9ª do ACT 2014/2015.