Retrato da atual gestão da Petrobrás

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Hoje os direitos dos trabalhadores do Sistema Petrobrás são garantidos pelo Acordo de Trabalho vigente, que tem validade até 31/08/19. Mas parece que a atual gestão da Petrobrás só entende acordo feito com o diabo. Porque estão passando por cima da Constituição Federal, da Organização Internacional do Trabalho, e até mesmo do nosso ACT.

Temos visto os direitos dos trabalhadores brasileiros sendo atacados diariamente, por políticos que servem ao mercado e ao capital, quando deveriam representar o povo. Com a Petrobrás não é diferente. Com o petróleo no centro do golpe político, a estatal está sendo gerida como privada. Servindo aos seus atuais gestores como moeda de troca. Vendendo tudo ao mercado internacional.

Com o lema, “mercado acima de tudo, privatizamos tudo”, nem mesmo a constituição federal tem sido respeitada para que os objetivos da atual gestão sejam concretizados. Em uma ação anticonstitucional a empresa cancelou o desconto sindical em função da MP 873, criada em 1º de março pelo governo Bolsonaro, que viola a liberdade sindical, já que são garantidos pelo Artigo 8°, Inciso IV, da Constituição.

Diante disto, a Federação Única dos Petroleiros solicitou que a empresa volte atrás nesta decisão ou entrará com ação contra os gerentes responsáveis para que restituam pessoalmente à Petrobrás os prejuízos decorrentes dessa decisão, sobretudo se tratando de multas e outras penas cominatórias, assim como custas judiciais e honorários advocatícios, além do valor equivalente ao custo do trabalho jurídico de defesa da Petrobrás nas ações judiciais contra esta medida.

Parece que a moda é essa. Descumpre a convenção da OIT, descumpre o código de ética, descumpre o acordo. Será que podemos confiar nesse Castello de areia?

Nem mesmo o nosso código de ética a atual gestão da Petrobrás vem respeitando. Ao contrário do que está escrito em seu item 2.5 onde diz “reconhecer o direito de livre associação e seus empregados, respeitar e valorizar sua participação em sindicatos e não praticar qualquer tipo de discriminação negativa com relação a seus empregados sindicalizados”, a empresa tem feito assédio com petroleiros sindicalizados e obrigando-os a se desfiliarem com ônus de perderem seus cargos.

Além disto, também fere a convenção 98 da OIT, que diz respeito ao direito de sindicalização e negociação coletiva, do qual o Brasil é signatário. Esta protege o trabalhador assegurando seu direito de filiação e condena o patrão quando “subordinar o emprego de um trabalhador à condição de não se filiar a um sindicato ou de deixar de fazer parte de um sindicato; dispensar um trabalhador ou prejudicá-lo, por qualquer modo, em virtude de sua filiação a um sindicato ou de sua participação em atividades sindicais, fora as horas de trabalho ou, com o consentimento do empregador, durante as mesmas horas” entre outras consequências.

Esta é a atual gestão Castello Branco / Bolsonaro. Desrespeita até a mãe, por que respeitaria o trabalhador?

Da FUP