Reunião da FUP com a Petrobrás sobre PRL é interrompida para prosseguir amanhã

23/7/2008 – 00:00

Fup vai a Brasília cobrar mudanças na negociação da PLR. Reunião com a Petrobrás só começou às 18h50.

Informe Fup e imprensa NF

Diante do impasse em torno da PLR, já que a Petrobrás insiste em afirmar que os limites da negociação são impostos pela DEST (Departamento de Empresas Estatais), a direção da FUP participou nesta quart-feira, 23, de reunião pela manhã com o ministro do Planejamento Paulo Bernardo, e o ministro Luis Dulci, Chefe da Segretaria Geral da Presidência da Republica. A Federação cobrou que a negociaçào da PLR no Sistema Petrobrás se baseie nas reivindicações dos trabalhadores e no que determina a legislação. Ou seja, ocorra de forma transparente, com critérios previamente negociados entre os trabalhadores e a empresa, com base no lucro e resultados e levando em consideração as reivindicações da categoria de pagamento igual para todos e provisionamento devalores de acordo com o que garante a legislação: até 25% dos dividendos distribuidos aos acionistas.
A FUP informou aos ministros que a categoria petroleira está indignada com a forma como a Petrobrás tem tratado a discussão da PLR e que rejeitou em assembléias a proposta apresentada pela empresa e aprovou uma greve nacional com parada de produção a parti do dia cinco de agosto se não houver avanço na negociação. Em conseqüência da ida da Federação à Brasília paraapresentar as reivindicaçòes dos trabalhadores, a reunião desta quarta, 24 com a Gerência de RH da Petrobrás, que estava agendada para às 15 horas só iniciou às 18h50.
A reunião foi interrompida às 21h30 para prosseguir na quinta, 24. Até o final da reunião a Petrobrás não havia formalizado nova proposta.