Reunião entre NF, Petrobrás, SRTE e MPT chega a avanços sobre inspeção de segurança em bagagens

O Sindipetro-NF voltou a participar, hoje, de reunião com a Petrobrás, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) para tratar do desvio de função dos Técnicos de Segurança e a Inspeção de segurança de bagagens pré-voo.

De acordo com o coordenador do Departamento de Saúde da entidade, Alexandre Vieira, houve avanços importantes que serão incluídos em um termo de compromisso a ser assinado pela companhia (confira abaixo).

O sindicato destaca a importância da atuação da SRTE e do MPT neste caso. Segundo Vieira, os representantes destes órgãos “foram fundamentais para o bom andamento da negociação”.

O sindicalista também ressalta o papel dos próprios representantes da Petrobrás, que “tiveram uma postura conciliativa, que traz ganhos não somente para a empresa e os trabalhadores, mas também para toda a sociedade”.

Compromissos que estarão no termo

1 – Proibição desta atividade ser realizada por técnico de segurança ou profissional Petrobrás de nível técnico – ênfase em segurança do trabalho a bordo, integrantes do Sesmt, Cipa e Geplat.

2 – Encaminhamento para os respectivos sindicatos da relação dos profissionais selecionados para executar esta atividade.

3 – Não envolvimento de contato físico (revista do corpo e vestes do inspecionado) entre a pessoa designada para a atividade de inspeção e a pessoa inspecionada. Tendo inspeção como foco a segurança de voo e preservação da integridade física dos trabalhadores embarcados e consistindo em uma revista visual, de modo geral e impessoal de bagagens, bolsas, sacolas e pertences do inspecionado, sem contato físico ou exposição da intimidade do inspecionado.

4 – Empenho para que, em parte das unidades, esta inspeção seja realizada por pessoas do mesmo gênero dos passageiros.