Page 11 - Imagem 45.pmd
P. 11
dade urbana e negócio. Associação segundo ela, eram necessários já saiu do papel e é possível ver
Nacional de Transportes Públicos para implantação das ciclovias. No investimento nos quatro cantos da
(ANTP), diz que 7,4% dos desloca- entanto, naquele mesmo mês, o cidade.
mentos em área urbana são feitos presidente do Tribunal de Justiça Foi justamente essa demora em
de bicicleta, num total de 15 de São Paulo, José Renato Nalini, olhar para os ciclistas da cidade
milhões de viagens diárias. O país derrubou a liminar, com o funda- que surgiu o movimento Mais
é o terceiro maior produtor mundial mento de que a falta de prévio Ciclovias, criado em 2013, por
de bicicletas e fica atrás apenas da estudo de impacto viário não era o iniciativa do ciclista Mauro Lamim,
China e da Índia. Segundo a Associ- bastante para se determinar a descontente com a falta de
ação Brasileira dos fabricantes de suspensão das obras. infraestrutura na cidade e motiva-
Motocicletas, Ciclomotores, Moto- Outra polêmica foi um assunto do pela campanha do colega ciclista
netas, Bicicletas e Similares abordado no blog chileno Ciudad Saulo Borges, morador do bairro
(Abraciclo), no Brasil existem cerca Ciclista, que fez um post muito São Marcos e que sempre usava a
de 70 milhões de bicicletas e são curioso, onde defende o fim das bicicleta como meio de transporte
vendidas uma média de 4,5 mi- ciclofaixas e ciclovias nas cidades. para a Petrobras de Imbetiba.
lhões de bicicletas por ano. O blog alega que não é benéfico “Eu passei usar a bicicleta como
Esse volume em vendas também para ciclistas, pedestres e motoris- meio de transporte para ir ao
mostra que os ciclistas precisam e tas segregar as bicicletas do resto trabalho e sentindo a falta de uma
querem seus espaços para pedalar do sistema viário da cidade. Nele infraestrutura para o ciclista, criei
com segurança. A precariedade ainda foi publicado um vídeo a FanPage no Facebook, Mais
resultou numa série de movimentos mostrando situações em que a Ciclovias. Logo depois fomos
que ganham força pelo país e nas ciclovia segregada atrapalha ou até apresentados por um amigo em
cidades onde o desenvolvimento é causa riscos de segurança. A comum e juntamos nossas forças
constante. São P aulo, por exemplo, defesa dos autores do blog é de no movimento Mais Ciclovias”,
a construção de ciclovias é uma das que os ciclistas devem usar as conta Mauro.
principais marcas da gestão do ruas, assim como todos os carros, Saulo é engenheiro de petróleo na
prefeito Fernando Haddad (PT), independente do trajeto. O tema Petrobras e atua na área economia
que pretende entregar 400 km de foi considerado absurdo pelos de energia, realizando trabalho
vias exclusivas para ciclistas até o ciclistas. técnico e de conscientização das
fim deste ano. A ciclovia da Aveni- Polêmicas a parte, os ciclistas pessoas.Ele foi obrigado a parar de
da Paulista foi inaugurada no dia 28 ganham cada vez mais força e usar bicicleta devido a duplicação
de junho, com festa dos ciclistas participam diretamente dos proje- da rodovia RJ 106 (trecho do
que percorreram os 2,7 km de tos em algumas cidades. P ara eles, Parque de Tubos ao trevo da
extensão numa pista exclusiva somente quem pedala conhece de Lagoa), o que deixou a pista sem
construída no canteiro central que fato as necessidades dos usuários acostamento, sem calçadas e sem
liga a Praça Oswaldo Cruz e a e consideram fundamental a vias alternativas. Por causa disso
Avenida Angélica. participação como protagonistas ele começou por conta própria,
Apesar de um projeto considerado nesse processo de construção uma campanha através de adesivos
positivo para os usuários de cicloviária. para carros para reivindicar
bicicleta, o assunto também trouxe ciclovias neste trecho.
de carona polêmicas que foram MAIS CICLOVIAS EM MACAÉ “Mudei-me para Macaé há dez anos
tratadas judicialmente.No começo e sou ciclista há oito anos. P riorizo
de março, o Ministério Público de Assim como São Paulo, Macaé, no a bicicleta, que também é boa para
São Paulo pediu à Justiça a parali- estado do Rio de Janeiro, os o bolso e para a saúde. Existem
sação de todas as obras das ciclistas assinam o papel como trechos muito ruins, onde tenho
ciclovias da capital. A promotora do protagonistas. Fruto da força e que usar a calçada, pedalando em
caso, Camila Mansour Magalhães movimento dos ciclistas na capital baixa velocidade, para não arriscar
da Silveira, questionou uma supos- nacional do P etróleo, apesar do a vida. Existem trechos muito bons
ta falta de estudos técnicos, que atraso do poder público, o projeto que utilizo, mas ainda há muito a


11
11
Imagem


Imagem 45.pmd 13 17/09/2015, 11:13
   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16