No último ano, o Pólo Municipal de Oncologia atendeu 189 novos casos de câncer de mama e 103 de câncer de útero. Essa informação foi transmitida pela assistente social do Pólo, Juliene Ferreira que participou da roda de conversa sobre Outubro Rosa, realizada na tarde desta quinta, na sede do Sindipetro-NF em Macaé.
Além dela, participaram da Roda a representante da Unamama, de Leandra Lopes, a terapeuta Regina Marcia Severino e pelo Pólo a fisioterapeuta Vanessa Carvalho e a psicóloga Giovana Maciel.
Leandra falou de sua experiência como voluntária há 15 anos da Unamama e de como é realizado o trabalho da ONG que envolve cursos e capacitação na área de empreendedorismo, atendimento terapêutico e suporte jurídico, tanto para mulheres, quanto para homens. “Eu acredito sim na conscientização, no trabalho de formiguinha e na cura! Esse trabalho é todo dia e é incansável. Saber se a pessoa está se cuidando, porque isso é muito difícil a mulher fazer, já que ela está sempre no papel de quem cuida” – comentou Leandra.
Regina Severino também faz um trabalho voluntário na instituição, mas através de um atendimento holístico com reiki, cristais e mesa radiônica. Ela conta que atende qualquer pessoa sem julgamento e que as vezes, em cinco minutos de conversa pode mudar tudo na vida da pessoa. Para ela fazer esse trabalho é muito gratificante.
A fisioterapeuta Vanessa levou um simulador de uma mama onde as pessoas podiam sentir como os nódulos se apresentam e fez um Quizz sobre Mitos e verdades do Câncer de mama, com as presentes para entender o grau de conhecimento das pessoas presentes sobre a doença.
Juliene Ferreira relatou como o pólo funciona, quem pode ser atendido, como funciona o tratamento. “Não fechamos o diagnóstico. No Pólo, a pessoa já tem que chegar com o diagnóstico fechado e daí uma equipe multidisciplinar vai acompanhar o paciente até sua alta” – disse.
A psicóloga do Pólo, Giovana, explicou como é feito o tratamento psicológico individualizado e como é importante trabalhar a auto estima e o amor próprio dessas mulheres, pra ela esse é o primeiro passo para a cura.
As participantes da Roda de Conversa tiveram oportunidade no final de fazer seus questionamentos e tirar suas dúvidas. Uma representante da Saúde Petrobrás que estava presente lembrou que as pessoas com câncer podem ter acesso a medicamentos pelo Benefício Farmácia e a psicólogos, através do Programa Cuidas Saúde Mental acessado pelo aplicativo, após cadastro prévio.