Nesta semana com uma sequência pesada de reuniões de negociação entre a FUP e a Petrobrás, com questões essenciais para a categoria petroleira como as que envolvem as cláusulas econômicas, os benefícios, a AMS e a Petros, a diretoria do Sindipetro-NF mantém a sua agenda intensa de atividades nas bases. Na manhã de hoje foi a vez da base de Imbetiba receber os sindicalistas para diálogos na entrada da Praia Campista e nos escritórios.
A FUP e seus sindicatos estão expondo para a empresa, em encontros temáticos, as reivindicações de cada área e as soluções para pendências graves, muitas delas ainda heranças do governo federal anterior.
Na tarde de ontem houve reunião sobre Prestação de Serviços (veja aqui como foi). Hoje, às 13h, a negociação será sobre cláusulas econômicas e benefícios; e amanhã, também às 13h, sobre AMS e Petros. Na próxima semana, na terça-feira (23), às 14h, haverá reunião sobre SMS, e no próximo dia 01, igualmente às 14h, será a vez de debater a Pauta pelo Brasil e a Transição Energética Justa.
Participaram do Rolezinho de hoje os diretores Marcelo Nunes, Anderson Silva, Johnny Souza, Benes Júnior e Alexandre Vieira. Todos interagiram com a categoria, detalharam propostas que integram a Pauta de Reivindicações, descreveram cenários de negociação e incentivaram a participação, lembrando que as conquistas no Acordo Coletivo de Trabalho serão proporcionais à pressão que os petroleiros e petroleiras conseguirem fazer.
“A empresa vai olhar lá, na catraca, quantos estão aqui dentro. Acabou a assembleia, em torno de 1h30, 1h45, o tempo de assembleia normal, a empresa vai olhar quantos entraram. E essa vai ser a conta que vai dizer se todas essas propostas, que a gente está colocando para o ACT, vão ou não ter peso na mesa. E ela vai fazer a conta. Então, a gente tem que nos unir”, afirma Vieira.
O diretor Anderson Silva também destaca a necessidade de participação e manter-se bem informado: “Só conseguiremos vitória com mobilização da categoria. A boa notícia é que nós temos agora uma invenção muito boa, denominada rede social. O Sindicato do NF, a própria FUP, tem TikTok, tem Instagram, tem Facebook. E toda vez que tem uma negociação, os sindicalistas saem da mesa de negociação, a primeira providência que eles tomam é parar no corredor e conversar com a categoria que foi conversado na mesa de reunião. Então, fiquem ligados nas redes sociais que lá vocês vão ter atualizações toda vez que a empresa reunir com as entidades sindicais, todo dia tem novidade”.
Negociações difíceis
A avaliação sindical das reuniões passadas aponta para dificuldades nas negociações. As mais recentes delas aconteceram no último dia 11, uma sobre efetivos e outra para discutir a retomada da comissão de negociação sobre a construção de um Acordo Nacional de Parada de Manutenção.
As reuniões demonstraram que os dois temas estão diretamente interligados, pois tratam das condições de vida dos trabalhadores e dialogam diretamente com o projeto de uma Petrobrás humanizada e socialmente responsável, que é defendido pela categoria e pelo povo brasileiro. A FUP enfatizou que a estatal precisa de uma gestão de efetivos que cumpra as determinações do acionista majoritário de reconstrução da empresa para que volte a atuar em vários segmentos, de forma integrada e liderando a transição energética justa.
Próximas reuniões temáticas:
17/09 (quarta) – 13h às 17h – Cláusulas Econômicas e Benefícios
18/09 (quinta) – 13h às 14h30 – AMS e Petros
23/09 (terça) – 14h às 16h – SMS
01/10 (quarta) – 14h às 16h – Pauta pelo Brasil e Transição Energética Justa