Royalties podem cair ainda mais na Bacia de Campos

Royalties podem cair ainda mais na Bacia de Campos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Com informações do UOL

O governo estuda reduzir royalties cobrados em campos marítimos maduros ou com acumulações marginais na Bacia de Campos, para dar fôlego financeiro a operações que perderiam a atratividade pelos baixos volumes produzidos, disse à Reuters uma autoridade do Ministério de Minas e Energia. A ideia é uma das inúmeras em estudo no âmbito do Programa de Revitalização e Incentivo à Produção de Campos Marítimos (Promar), que visa aumentar a produtividade, a extensão da vida útil e o aumento do fator de recuperação de áreas também em outras bacias, além de Campos.

Uma regulação recente permitiu reduzir os royalties sobre produção incremental, possível após investimentos elevarem a vida útil de determinados ativos. A ideia agora seria atender áreas que estão no limite da economicidade, mas ainda tem petróleo a ser produzido.

“Nós temos resolução da (reguladora) ANP para produção incremental, mas achamos que em muitos casos não é suficiente”, afirmou o diretor do Departamento de Políticas de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural, Rafael Bastos.

A avaliação vem em um momento em que a Petrobras busca compradores para suas áreas maduras, enquanto foca no desenvolvimento de áreas mais novas, no pré-sal da Bacia de Santos.

“Precisamos identificar casos que estão no limite da economicidade… qualquer redução (de royalties) vai dar sobrevida”, afirmou ele, indicando que as companhias poderiam manter a produção mesmo quando os custos passam a deixar os ativos menos interessantes.

 

 

Tema dos royalties em foco no Promar

O tema de royalties, segundo o diretor, é um dos que estão mais em foco no Promar. Outros temas, como a simplificação da transferência de ativos entre empresas e regulamentação da Nova Lei do Gás, também ganham destaque, afirmou.

O governo recebeu mais de cem contribuições durante a consulta pública do programa, disse Bastos, ao explicar que agora haverá o início da fase de discussões. O diretor do ministério reiterou que a previsão é que seja realizado em junho um segundo workshop e um relatório final seja encaminhado ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) em julho.

A iniciativa tem forte apoio do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), que representa as petroleiras no país. Em sua primeira entrevista após assumir a diretoria executiva de Exploração e Produção do IBP, Flávio Vianna disse à Reuters que o momento para a discussão do Promar é “absolutamente oportuno”, em um cenário de avanço da transição energética e de recursos limitados de investimentos, devido à pandemia de Covid-19.

“O Brasil tem recursos, eles estão descobertos, já convivemos com a Bacia de Campos há mais de 40 anos, ela deu muito para o Brasil e pode dar muito mais”, disse Vianna.

A Bacia de Campos, que até meados de 2017 era a principal bacia produtora de óleo e gás do país, viu sua produção recuar mais de 50% nos últimos dez anos, devido a um declínio natural esperado em reservatórios de petróleo, segundo dados da ANP. Hoje, a bacia representa cerca de um quarto da produção de óleo e gás do país.