RSR: Petrobrás vai entrar com ações e NF convoca categoria para se mobilizar

As diretorias do Sindipetro-NF e a FUP se reuniram hoje, 1 de agosto, com representantes da Petrobrás para discutir a situação das ações do RSR – Repouso Semanal Remunerado (RSR). A presidenta da empresa não compareceu à reunião como os trabalhadores tinham solicitado. Quem participou pela Companhia foram representantes das gerências de Relações Sindicais, Jurídico e Recursos Humanos.

O movimento sindical reafirmou a defesa dos trabalhadores em relação ao recebimento dos valores de boa fé e apresentou a condição difícil em que se encontram os trabalhadores, por não ter condições de devolver os valores recebidos, principalmente os aposentados que já estão sendo penalizados com o pagamento do equacionamento.

O Sindipetro-NF também lembrou sobre o impacto que uma ação dessas terá na saúde mental dos trabalhadores, por ter que devolver esse dinheiro, principalmente depois de um período muito ruim, de muita maldade que foi feita com os trabalhadores no último governo.

Estavam presentes pelo movimento sindical o Coordenador do Sindipetro-NF, Sérgio Borges e os diretores do NF, Johnny Souza, Barbara Bezerra, Eider Siqueira, Matheus Nogueira e pela FUP, Patrícia de Jesus e João Felchak, mais as assessorias jurídica e política.

Independente dessa situação, a empresa afirmou não ter como negociar em mesa e que dará entrada nas 7.500 ações na justiça. O sindicato classificou essa iniciativa como um verdadeiro absurdo, especialmente por se tratar de uma decisão já transitada em julgado que foi revertida após o golpe contra a ex-presidente Dilma Rousseff.

Diante disso, o sindicato convoca a categoria a estar mobilizada e atenta aos veículos de comunicação do sindicato, onde serão divulgadas informações sobre a ação da RSR. “Reiteramos que a maior ferramenta que a gente tem contra essa ação é uma greve, é mobilização e paralisação!  Assim como foi feito em 2013” – diz o Coordenador do Sindipetro-NF, Sergio Borges.

O Sindipetro-NF reafirma que já tem uma estratégia jurídica montada. O sindicato vai, de fato, representar judicialmente os trabalhadores.

A diretoria do Sindipetro-NF também deliberou sobre a forma de representação dos trabalhadores na ação do RSR no enfrentamento desta tentativa de devolução. Entre os 7,5 mil atingidos, há pelo menos três grupos:

Trabalhadores que eram filiados ao NF mas, por algum motivo se desfiliaram: é exigida a refiliação.
Transferidos para outras bases:  a filiação é sugerida..
Trabalhadores  que não entraram com ações pelo NF, preferindo ações individuais:  se quiserem ser representados pelo sindicato, precisarão se filiar.

Para todos os casos, dada a excepcionalidade da ação, não será exigida a carência de seis meses de filiação.

Os trabalhadores interessados em receber informações sobre a RSR podem participar do grupo específico. Segue o link de acesso: https://chat.whatsapp.com/CEJtuNrzbZy7Ll3a6l5bzG

Veja o vídeo do Coordenador do Sindipetro-NF, Sergio Borges