Rumo à Greve pela Vida: petroleiros de todas as empresas podem participar das assembleias e consultas

Petroleiros e petroleiras do Norte Fluminense começam nesta sexta, 9, às 17h, o período de votação em assembleia online para votar indicativos da Greve pela Vida. Toda a categoria pode participar, independentemente do trabalhador ser filiado ou não ao sindicato, ser da Petrobrás ou de empresas privadas contratadas pela companhia. A votação segue até às 17h da segunda, 12.

Para empregados de empresas não representadas pelo Sindipetro-NF, a participação terá caráter de consulta, conscientização e mobilização, com contagem de votos em separado — uma vez que estes votos não podem ser contabilizados para efeito jurídico de aprovação da greve. Mas, ainda assim, a entidade estimula o acesso de todos e todas ao ambiente da votação online, para fortalecer a luta.

A Greve pela Vida nasce do desinteresse da Petrobrás em construir alternativas conjuntas com os sindicatos petroleiros para amenizar os efeitos da pandemia entre os trabalhadores e seus familiares.

Além do indicativo de greve, em data a ser marcada pelo Sindipetro-NF, a categoria vai apreciar nas assembleias a aprovação de escala no período da pandemia de 14×28 para todos os trabalhadores, rejeitando a escala imposta pela Petrobrás de 21x28x21x35; aprovação de contribuição assistencial de 2%, durante os meses de maio, junho, julho e agosto de 2021 (para trabalhadores da Petrobrás e da Transpetro); e a manutenção do estado de Assembleia Permanente.

As assembleias serão no formato digital. Os trabalhadores e aposentados filiados ao Sindipetro-NF poderão exercer direito de voto, a partir das 17h do dia 9 de abril às 17h do dia 12 de abril, através do link que será disponibilizado. Já os não filiados ao Sindipetro-NF devem seguir os procedimentos no edital disponível aqui.

Passou de todos os limites

O comportamento genocida do governo federal, que faz escola em todas as instâncias em que o bolsonarismo se espraia, como na gestão da Petrobrás, está deteriorando as relações humanas e elevando a níveis inaceitáveis os impactos da pandemia.

Na companhia, apesar das insistentes contribuições dos sindicatos para aprimorar a prevenção, com pareceres médicos e recomendações de organizações do trabalho, como o MPT, e participação na EOR, o que se tem visto na prática é a negligência da empresa.

O negacionismo bolsonarista chegou às raias da loucura, por exemplo, em episódio recente em que um gerente da P-54, sabidamente contaminado pelo novo coronavírus, se manteve embarcado por vários dias. A unidade acabou por ser tomada por um surto da doença, com pelo menos 30 casos confirmados, além de diversos suspeitos aguardando resultados de exames.

Para o NF, a greve é essencial para fazer ver à empresa que vidas valem mais do que produção, e que petroleiros e petroleiras não são descartáveis. Por isso, a entidade chama a categoria a uma participação massiva, para dar um grande recado à gestão.