Saída da Petrobras da Bacia de Campos amplia desemprego entre terceirizados

Saída da Petrobras amplia desemprego entre terceirizados

Os cortes dos investimentos da Petrobras na Bacia de Campos têm levado a uma drástica redução dos empregos nas cidades do Norte Fluminense. A empresa tem vendido ativos na região, como campos de petróleo e de gás natural e bases em terra, bem como reduzido a produção de plataformas e paralisando outras.

No setor privado de petróleo, que inclui os postos de trabalho terceirizados da Petrobras e de empresas privadas, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) estima que houve um corte de 55% do contingente que existia em 2014, segundo os dados mais recentes, de junho de 2020. Isso significa que 21.736 postos de trabalho evaporaram neste período, e de forma muito rápida.

Em 2014, o setor privado petroleiro do Norte Fluminense empregava 39.556 pessoas. Em 2016, o total de trabalhadores caiu para 24.670. Dois anos depois, já eram 19.322. Em junho de 2020, o total de trabalhadores desse segmento era de apenas 17.822 – menos da metade do que havia em 2014.

Somente a Petrobras reduziu em 25% os seus empregos diretos de 2014 a junho de 2020 na Bacia de Campos. A empresa cortou 4.282 postos de trabalho, a maioria por meio de Plano de Demissão Voluntária. Para cada quatro postos de trabalho da companhia na região, um foi fechado. Nesse período, o contingente de petroleiros da Petrobras passou de 13.186 para 9.853.

Desde 2014, quando a operação Lava Jato começou, e 2015, quando o preço do barril do petróleo registrou grande queda, a Petrobras vem reduzindo sistematicamente seus investimentos na Bacia de Campos, mesmo com a recuperação do petróleo no mercado internacional. A empresa está transferindo recursos da Bacia de Campos para as áreas do pré-sal da Bacia de Santos. Além disso, tem vendido campos e blocos de exploração e produção de Campos. Mas as empresas privadas que comprarem essas áreas não aportarão o mesmo montante de investimentos que a Petrobras fazia. Estudos mostram que as empresas privadas investem até três vezes menos no setor de petróleo, devido aos riscos associados à atividade.

O resultado dessa política da Petrobras é menos emprego, menos renda e menos dinamismo na economia do Norte Fluminense, com efeito perverso também sobre os empregos e a renda do comércio e dos serviços.

Isso afeta diretamente você. Apoie a campanha Petrobras Fica. É preciso retomar os investimentos da Petrobras na região. (Foto: Marcelo Casal Jr / Agência Brasil)