Segundo turno da eleição para o CA da Transpetro começa nesta sexta. Garanta já o voto em Cláudio Nunes (3333)

É fundamental eleger quem tem experiência e condições de defender a pauta da categoria para o fortalecimento da Transpetro e por saúde, segurança e qualidade de vida para os trabalhadores e as trabalhadoras

[Da comunicação da FUP]

O segundo turno da eleição para a vaga dos trabalhadores no Conselho de Administração da Transpetro começa nesta sexta-feira, 18, e prossegue até o dia 27 de outubro. O CA é o principal fórum de decisão da empresa e, portanto, é fundamental eleger quem tem condições de defender a pauta da categoria para o fortalecimento da Transpetro e por saúde, segurança e qualidade de vida para os trabalhadores e as trabalhadoras.

Esse é o compromisso principal de Cláudio Nunes (3333), que já tem uma trajetória de 18 anos de luta em prol da categoria, seja como cipista ou dirigente sindical, sempre defendendo de forma intransigente os interesses dos trabalhadores da Transpetro. Como conselheiro eleito, ele terá condições de fortalecer o Comitê de SMS que assessora o CA nas questões relacionadas à saúde e ao bem-estar dos trabalhadores, à segurança industrial e às políticas ambientais e de responsabilidade social da Transpetro.

Unidade se constrói na prática

A experiência de Cláudio Nunes como diretor da FUP e da Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil (CTB/RJ) tem sido fundamental no estreitamento das relações com a CONTTMAFF (Confederação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores Marítimos), construindo na prática a necessária unidade entre os empregados de terra e mar na luta pelo fortalecimento da Transpetro. Essa aliança é fundamental para combater os afretamentos de navios e lutar pela reconstrução da Frota Nacional da Transpetro.

A defesa da reincorporação da subsidiária à Petrobrás é outra frente de luta que Cláudio vem debatendo com os trabalhadores de terra e mar. Apesar dessa pauta não fazer parte do escopo de decisão do CA, pois depende de mudanças na atual legislação do setor (Lei 9478/97), é importante ter um conselheiro eleito comprometido com essa questão e capacitado a fazer a interlocução com a sociedade. O conselheiro eleito é um ser político empoderado para ampliar a luta junto aos fóruns onde esse tema pode efetivamente avançar, como o Congresso Nacional. Mais uma vez, sua experiência como dirigente sindical será preponderante para conquistar espaços de participação em audiências e debates públicos.

Cláudio Nunes tem legado e trajetória de lutas

Técnico de operação no Terminal de Cabiúnas (TECAB), em Macaé, Cláudio Nunes (3333) ingressou na Transpetro em 2006 e participou da luta histórica da FUP e dos sindicatos por igualdade de direitos, quando o Acordo Coletivo da subsidiária era totalmente rebaixado em relação ao da Petrobrás. Para se ter uma ideia, até 2003, os trabalhadores da Transpetro não tinham sequer Acordo Coletivo negociado com os sindicatos e o plano de saúde era de mercado e não a AMS. Ao longo dos anos 2000, foram garantidos no ACT da empresa direitos como o adicional de sobreaviso, a antecipação do 13º salário, o ATS, pagamento integral das férias e horas extras, o adicional de polidutos, auxílios educacionais, o PCAC, a RMNR e outras conquistas.

A FUP também garantiu no ACT da Transpetro a manutenção da AMS para os aposentados e pensionistas, o direito de defesa em caso de demissão imotivada, Plano Petros-2,  entre outras conquistas que também foram estendidas para os trabalhadores da TBG, como a criação dos adicionais de gasodutos e de Operação da Mestra Nacional. Sem esses avanços, o desmonte promovido pelo governo Bolsonaro teria sido ainda pior.

Cláudio Nunes participou de cada uma dessas lutas, sempre pautando nos fóruns sindicais as reivindicações dos trabalhadores e das trabalhadoras da Transpetro. Não é à toa, que ele tem o apoio da FUP, dos sindicatos, dos atuais conselheiros eleitos da Transpetro (Homero Pontes) e da Petrobrás (Rosangela Buzanelli),  além dos candidatos que disputaram o primeiro turno da eleição para o CA, como Hamerson, André e Bittencourt.

Portanto, não é hora de vacilar. Garanta já o seu voto em quem tem compromisso com a luta da categoria e condições de fortalecer a pauta dos trabalhadores no principal fórum de deliberação da subsidiária.

Mandato coletivo

Como conselheiro eleito, Cláudio Nunes pretende criar um canal permanente de diálogo com os trabalhadores e trabalhadoras, que funcione 24 horas. “Minha principal bandeira é a valorização dos trabalhadores próprios, cedidos e prestadores de serviço. Defendo que todos devem ter voz ativa e ferramentas para contribuir com o desenvolvimento da Transpetro, seja por meio dos sindicatos, seja diretamente através de um fórum de debates que estou propondo criar”, afirma.

Ajude a construir o mandato coletivo de Cláudio Nunes (3333). Não deixe o seu voto para a última hora.