Sem debate com os sindicatos, Petrobrás emite orientação para punir trabalhadores que não estão em dia com o ASO

Da Impresa FUP –

A FUP tomou conhecimento pelos trabalhadores de que a Petrobrás emitiu no dia 17 de setembro um documento interno para as gerências, orientando a punir os trabalhadores que não estiverem em dia com o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO). O fato causou indignação, pois nada sobre esse assunto foi reportado às representações sindicais na reunião da Comissão de SMS, realizada no dia 11/09, ou seja, seis dias antes da empresa emitir o ISA (Informativo, Solicitação e Aprovação, antigo DIP).

Em documento enviado à Gerência de Recursos Humanos da Petrobrás nesta quarta (18/09), a FUP questionou duramente o teor do documento da empresa, que tem um caráter autoritário e ameaçador, que em nada contribui para melhorar a saúde e a segurança dos trabalhadores. O ISA informa que os gestores deverão informar aos trabalhadores com o ASO vencido que, a partir de 1º de outubro, estarão impedidos de trabalhar e que serão punidos com “falta não justificada”.

“É com indignação que ficamos sabendo, sem sermos comunicados oficialmente pela empresa e poucos dias após nossa reunião da comissão nacional de SMS, na qual não foi mencionado absolutamente nada pela empresa sobre a adoção de tal protocolo. Além disso, existem diversos problemas, causados pela própria empresa que ocasionam atrasos. Ressaltamos que a FUP e seus Sindicatos sempre defenderam e buscaram fortalecer os exames periódicos, mas com transparência e responsabilidade”, afirmou a FUP no documento enviado à Petrobrás.

A federação cobrou a suspensão do ISA e o agendamento de uma reunião específica para buscar de forma negociada uma solução para esse problema. Veja abaixo a íntegra do documento que a FUP enviou à empresa:

DNE-108.2024-Suspensao-dos-Prazos-dos-ASOs-e-solicitacao-de-reuniao