Da Imprensa da FUP – Realizado na última sexta, 5, e no sábado, 6, em Vitória, o Seminário Nacional que discutiu a organização sindical e as lutas dos trabalhadores petroleiros de empresas privadas do setor de óleo e gás. Por unanimidade, as delegações aprovaram homenagear o sindicalista Luiz Antônio Lourenzon, batizando o seminário com o seu nome. Lourenzon faleceu no dia 20 de abril, vítima de um infarte, durante o seu primeiro embarque, na Bacia de Campos.
O seminário reúniu dirigentes sindicais da FUP e de seus sindicatos filiados, além de assessorias, para discutir a organização dos trabalhadores petroleiros de empresas privadas e debater estratégias para as campanhas deste importante segmento da categoria.
O coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, participou da solenidade de abertura do evento, destacando a importância de se unificar estratégias de ação sindical e uma política nacional para os petroleiros de empresas privadas que atuam como operadoras no Brasil e/ou que prestam serviço para o Sistema Petrobrás.
“Daqui, irão sair várias propostas que irão orientar a FUP e nossos sindicatos na construção de planos de luta e pautas de reivindicações para ampliar os direitos desses companheiros e companheiras”, afirmou Bacelar.
Voltado exclusivamente para dirigentes sindicais e assessorias, este é o primeiro Seminário Nacional dos Petroleiros do Setor Privado realizado de forma presencial, desde 2020, quando as reuniões passaram a ser virtuais, em função da pandemia da Covid-19.
O objetivo principal é unificar estratégias de luta por melhores condições de trabalho e qualidade de vida dos trabalhadores terceirizados que atuam na indústria de petróleo e os empregados das operadoras privadas. Além disso, o seminário debateu uma política nacional para ampliar a representação destes petroleiros pela FUP e seus sindicatos filiados.
Confira os temas debatidos
– As empresas do setor petróleo e gás e seus trabalhadores/as – Carlos Takashi
– Aspectos da precarização das relações de trabalho na indústria do petróleo da Bacia de Campos – Maria das Graças
– Desafio dos petroleiros do setor privado – Radiovaldo Costa
– Terceirizações no Setor Petróleo –Arildo Hungarato
– Realidade do Setor Privado de cada sindicato
– Trabalho em Grupo sobre os temas: a) Convenção Coletiva; b) Sindicalizações e Benefícios Exclusivos para Associados; c) Terceirizações na Petrobrás e no Setor Petróleo
[Com edição da Imprensa do NF]