Com o tema “Assédio moral e sexual é crime”, o Sindipetro-NF promove a partir desta segunda, 27, uma série de atividades para conscientizar sobre os crimes de assédio. Os casos têm aumentado na região e a entidade atua para identificar e responsabilizar os criminosos.
Uma sequência de cafés da manhã nas bases e uma mesa de debate, na sede do sindicato em Campos dos Goytacazes, com as professoras Elis Araújo Miranda e Paula Sirelli, ambas da Universidade Federal Fluminense, integram a programação. A entrada é gratuita e aberta ao público.
A campanha busca estimular a identificação dos primeiros sinais de assédio, muitas vezes disfarçados de gracejos ou insinuações que, quando desmascaradas, costumam ser atribuídos apenas a “brincadeiras” pelos autores. Raramente um assediador faz propostas muito explícitas ou comprováveis nas primeiras abordagens. As peças de divulgação, portanto, chamam a atenção para a necessidade de demarcar claramente a linha entre o que é uma relação sadia no ambiente de trabalho e o que é uma prática criminosa.
Além disso, os debates procuram encorajar as vítimas a denunciarem os casos, única forma de combater o crime, punir os criminosos e evitar novas ocorrências. Todas e todos podem enviar relatos para o e-mail [email protected].
Programação
Segunda, 27 – 7h – Café da Manhã na Falcão Bauer.
Terça, 28 – 7h – Café da Manhã na Praia Campista.
Terça, 28 – 18h – Mesa-debate: Assédio moral e sexual é crime, no auditório do Sindipetro-NF em Campos dos Goitacazes, com a Elis Araujo Miranda e Paula Sirelli.
Quarta, 29 – 7h – Café da Manhã no Parque de Tubos.
Quinta, 30 – 7h – Café da Manhã em Cabiunas.
Sexta, 31 – 7h – Café da Manhã no Edinc.