Sete anos depois e a insegurança continua

Petrobrás não prioriza segurança e segue matando

Nos últimos dez anos, 100 petroleiros perderam a vida no local de trabalho na Petrobrás. E a negligência continua

Foi em 15 de março de 2001. Uma explosão na maior plataforma do mundo matou 11 trabalhadores e, dias depois, provocaria o afundamento da estrutura gigante. Uma imagem inesquecível. Perdas humanas irreparáveis.Passados sete anos, a insegurança continua. E os petroleiros voltam a protestar, com atos nesta semana no Heliporto do Farol de São Thomé e no aeroporto do Farol, na cobrança da garantia de trabalhar em condições de segurança.
Na edição especial do Nascente distribuída nos protestos, o NF volta a demonstrar o modo como nenhuma das 15 diretrizes de SMS (Saúde, Meio Ambiente e Segurança) são cumpridas pela empresa. Há práticas e fatos que se opõem a cada uma das recomendações.
O acidente com um helicóptero da BHS, no último dia 26, é mais um desses capítulos trágicos escritos por uma empresa que é exemplo em várias áreas, mas expõe seus trabalhadores como se fosse a mais despreparada das marcenarias de fundo de quintal.
Esta negligência já causou a morte de 100 petroleiros no local de trabalho desde 1998 –
além de um desaparecimento. As mais recentes vítimas foram os trabalhadores do vôo da BHS.

SETE ANOS DE SAUDADES DOS NOSSOS ETERNOS COMPANHEIROS

Adilson Almeida de Oliveira