Setoriais para debater ACT começam nesta sexta, 15h

Começam nesta sexta, 15h, as setoriais online do Sindipetro-NF para debater com a categoria petroleira aspectos da contraproposta de Acordo Coletivo de Trabalho apresentada pela Petrobrás na última segunda, 24. Esse primeiro encontro será com aposentados e aposentadas.

Na segunda-feira, 31, será com os trabalhadores e trabalhadoras de Cabiúnas. Como nas outras setoriais, será disponibilizado um link para inscrição.

Poderão participar apenas os trabalhadores e trabalhadoras filiados, lotados efetivamente em uma unidade pertencente ao grupo da setorial, mediante inscrição prévia.

Conselho Deliberativo e a proposta

O Conselho Deliberativo da FUP começou a debater a nova versão da proposta da companhia ontem e continua na tarde de hoje, 27.Na reunião de ontem, 26, foram identificados pontos nos textos que não estão de acordo com o que foi apresentado pelos gestores na reunião de negociação realizada na segunda-feira, 24.

Para o coordenador geral da FUP, Deivyd Bacelar, mesmo em meio a muitas dificuldades, a contraproposta da Petrobrás trouxe alguns avanços, como a manutenção da maioria das cláusulas do atual ACT, a volta da validade por dois anos e a garantia de emprego.

No entanto, a gestão da Petrobrás mantém o reajuste zero para este ano e propõe reajuste automático de 100% do INPC em setembro de 2021. Só após muita insistência da FUP, que a empresa aceitou reajustar o tíquete/vale refeição pelo índice integral do INPC em setembro deste ano e também em setembro de 2021.

Outro problema da proposta é a insistência da Petrobrás em alterar a forma de custeio da AMS [para 60×40 em 2021 e 50×50 em 2022], embora tenha aceitado reduzir o impacto do reajuste do Grande Risco.

“Outras reivindicações atendidas pela Petrobrás foram a garantia dos descontos da AMS no contracheque e a manutenção da assistência médica pactuada no ACT, preservando benefício para os aposentados e pensionistas que estiverem fora da Petros”, informou a Federação.

Serviço:

Sexta, 28 de agosto – 15h – Aposentados (Pela plataforma Zoom, aqui)
Segunda, 31 de agosto – Cabiúnas (link da inscrição em breve).

[Atualizada às 9h42 de 28/08/20 para inclusão de link da setorial dos aposentados]