Sexta, 13, tem ato em defesa das empresas públicas no Rio

A Central Única dos Trabalhadores, CUT, e seus sindicatos filiados, estão convocando a população para participar do ato em defesa das empresas públicas no dia 13 de julho, sexta-feira, às 11 horas no Largo da Carioca, Centro do Rio.

O governo Temer está vendendo o patrimônio público sem critérios e qualquer consulta ao Congresso Nacional e ao povo. O Banco do Brasil e a Caixa Econômica, dois importantes bancos públicos, se forem realmente privatizados, como é o objetivo do atual governo, vão deixar uma enorme parcela da população sem atendimento. Nenhum banco privado vai ter interesse em financiar casas populares ou mesmo a agricultura com juros mais baixos, como acontece hoje.

A Petrobrás e a Eletrobrás são a energia que move o Brasil, sem as subsidiárias da Petrobrás, nenhuma empresa irá distribuir botijão de gás no interior do Brasil. Voltaremos aos tempos da lenha, como era antes de termos uma estatal cuidando disso. Sem contar os investimentos que vem do petróleo que financiam saúde e educação. Se hoje já falta recursos, imagina tirando mais estes.

A Eletrobrás é uma empresa estratégica, não faz nem uma década que começamos a iluminar espaços do Brasil onde empresas privadas nunca se interessaram em chegar. Agora, depois de tanto investimento do nosso bolso, querem adquirir o que construímos com o dinheiro dos nossos impostos. Alguma dúvida de que irão parar as expansões da cobertura?

A Casa da Moeda é uma estatal que faz não só o nosso dinheiro, mas também imprime todos os nossos documentos e selos oficiais. Imagine entregar – literalmente – nosso dinheiro na mão de interesses de uma pessoa só?

“Nesse ato teremos momentos de denúncia para todos os setores. Quem ataca empresas públicas, atinge o conjunto da sociedade. Por isso teremos a presença de movimentos de juventude e também de outras categorias e movimentos sociais que como cidadãos, são afetados – direta ou indiretamente – pela política imposta pelo governo” comenta a Secretária de Comunicação da CUT Rio, Duda Quiroga.