Sexta, 22, tem mobilização pelo regramento da PLR

A diretoria do Sindipetro-NF convoca os trabalhadores em unidades marítimas da Bacia de Campos e Tecab a participar da mobilização que acontece nesta sexta, 22, quando será realizada a próxima reunião de negociação do regramento das PLRs futuras. A mobilização foi aprovada pela categoria nas últimas assembleias realizadas de 8 a 15 de março no NF.

O indicativo para essa mobilização é a realização de Operação padrão de duas horas na troca de turno da manhã, antes das liberações de Permissões para o Trabalho (PTs). O Sindipetro-NF lembra que está mantido o estado de greve e orienta que os trabalhadores de plataformas realizem essa noite uma reunião para organização da mobilização. É importante que as plataformas enviem informações ao sindicato da adesão à mobilização, a partir da reunião de organização.
 As próximas datas das reuniões de negociação do regramento das PLRs futuras serão nos dias 5 de abril, 19 de abril, 3 de maio e 10 de maio. Em cada um desses dias, as mobilização serão intensificadas e envolverão as outras bases de terra.

Regramento

Há vários anos a FUP tenta negociar com a Petrobrás uma forma de regramento da PLR Futura sem sucesso. A Federação submeteu e aprovou nacionalmente, em 2008, uma proposta elaborada pelo Dieese de regramento. Somente em 2012, a Petrobras apresentou sua contraproposta que foi amplamente rejeitada nas bases. A proposta da empresa tentava desvincular o montante a ser distribuído para os trabalhadores dos valores reservados aos acionistas.
 A luta agora, portanto, é pelo regramento das PLRs futuras, cujo prazo para fechamento da negociação é dia 10 de maio. O acordo de PLR assinado pelo NF no dia 15 de março terá um peso fundamental na definição das regras para provisionamento e distribuição das próximas PLRs, pois fizemos o governo quebrar o engessamento dos 4,5% do lucro líquido, imposto pelo DEST. A negociação começa agora em março, com a categoria em estado de greve e mobilizada. Temos pela frente o desafio de arrancar dentro do prazo estabelecido um acordo que garanta regras claras, democráticas e com indicadores justos. Mais do que nunca, a disposição de luta será essencial durante todo o processo de negociação.

Indicativo