SHOW DE MOBILIZAÇÃO!

Mobilização que atingiu 41 plataformas e todas as bases de terra do Norte Fluminense voltou a mostrar, ontem, a força e a capacidade de organização dos petroleiros. A categoria reivindica o pagamento de uma PLR justa e sem privilégios, e protesta contra a insegurança no trabalho, marcando o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes e Doenças do trabalho.

Sobre a PLR, os petroleiros também reivindicam um posiciona-mento da companhia sobre proposta apresentada desde 2008, pela FUP, de regramento das PLRs futuras, e o fim dos super bônus para os gerentes, apelidados por “surbônus” pelos trabalhadores. No ano passado, após o fechamento do acordo da PLR, a empresa pagou 60% da remuneração aos seus gerentes.
 As bases de Imbetiba e Parque de Tubos promoveram atrasos na entrada do turno da manhã, com a realização de assembleias. O terminal de Cabiúnas realizou assembleias nas trocas de turno e também teve indicativo de realização de levantamento sobre as pendências de segurança na unidade.

Atos Simultâneos

Nas plataformas, paralelamente às 24 horas de mobilização, os trabalhadores fizem levantamentos sobre os problemas de segurança. Os dados foram reunidos e apresentados em Atos Simultâneos às 19h nas unidades. Cada plataforma foi orientada a regidir um manifesto e enviar as informações para o sindicato.
 O Sindipetro-NF avalia como tendo sido um grande sucesso a mobilização. Os petroleiros não se intimidaram diante de ameaças de chefias e seguiram as orientações detalhadas do sindicato, mesmo com as complexas especificidades de cada unidade operacional.

Quadro nacional

Na tarde de ontem, a FUP informou que, além do NF, fizeram mobilizações nesta quarta as bases dos Sindipetros AM, CE, RN,  PE/PB, BA, MG, ES, Caxias, SP, PR/SC e RS.