Sindicato indica Calendário de Mobilizações

Três grandes lutas. Três grandes desafios para os petroleiros do NF. A campanha nacional por uma PLR que represente a valorização e o respeito devido à categoria e a campanha regional por uma proposta justa para o Dia de Desembarque impõem aos trabalhadores da Petrobrás muita organização para os próximos dias. No setor privado, os petroleiros da Perbras programam paralisação para esta segunda, 30.
 O Sindipetro-NF, em reunião da sua diretoria executiva, e em seminário com representantes das plataformas, construiu indicativos que buscam aproximar as lutas, sem deixar, no entanto, que uma se torne mais importante que a outra. O resultado é a proposta de um super calendário de mobilizações, com atividades para trabalhadores off shore e de terra (confira abaixo).
 Nas plataformas, os indicativos serão avaliados em Assembléias na sexta 27 e no sábado, 28, com retorno das atas para o Sindipetro-NF até às 12h do domingo, 29. Nas bases de terra, Assembléias ocorrerão no dia 1º de julho, a partir de 0h.
PLR
 A proposta feita pela Petrobrás, além de reduzir a parte do lucro que pertence ao trabalhador, rebaixando em 31% o piso em relação ao ano anterior, não leva em consideração os resultados construídos coletivamente pela categoria. Em 2007, o patrimônio líquido da empresa aumentou 16,73% e o seu valor de mercado cresceu 391,57% entre dezembro de 2003 e dezembro de 2007.
 As reivindicações da categoria (25% dos dividendos distribuídos aos acionistas e pagamento igual para todos os trabalhadores do Sistema) sequer são discutidas pela Petrobrás. A distribuição da PLR das gerências também continua sendo feita sem transparência, como ocorria nas gestões neoliberais. Ou seja, os petroleiros que batem recordes de produção e são expostos a riscos constantes para construir os resultados brilhantes da Petrobrás são marginalizados na hora de dividir o lucro, que não existiria sem a sua participação.
Dia de Desembarque
 Reunidos nesta quinta, 26, em Seminário realizado no Teatro do Sindipetro-NF, representantes das plataformas da Bacia de Campos decidiram confirmar a posição da categoria na luta para que o Dia de Desembarque seja considerado dia trabalhado, definindo um calendário de mobilizações que culminará em Greve, caso a empresa não apresente uma proposta que atenda aos trabalhadores.

Calendário de Lutas

DIA DE DESEMBARQUE
27 de junho (sexta) – Notificar a empresa de rejeição da proposta do dia 20 de junho, do calendário de lutas e do prazo de apresentação da proposta até 04/07.
Dias 27 e 28 de junho (sexta e sábado) – Assembléias nas Plataformas, retorno das atas 29 (domingo) até às 12h

Indicativos:
– Estado de Greve
– Estado de Assembléia Permanente
 – Listar poços problemáticos
 – De 30 de junho a 2 de julho – Mobilização de Parada de PT,s – No dia 01/07  também pelo dia de mobilização pela PLR .
– 4 de julho – Prazo máximo para apresentação de Proposta que contemple os trabalhadores para o dia de desembarque.
– De 7 a 9 de julho – Mobilização de Parada de PT,s
– De 7 a 11 de julho – Prazo para avisar e negociar com a Petrobrás produção e efetivo mínimo
– 14 a 18 de julho – Greve

PLR – BASES DE TERRA
Nas bases de terra, Assembléias ocorrerão no dia 1º de julho, a partir de 0h.
Cabiúnas
Grupo C – à zero hora
ADM e Grupo B – 8h
Praia Campista – Concentração das bases administrativas às 7h
Parque de Tubos – Concentração às 7h no portão principal.