Sindicato participa de reunião no CRT pela retomada da indústria naval no Estado do Rio de Janeiro

Aconteceu ontem (18), a primeira reunião de 2024 no Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado do Rio de Janeiro – CRT-RJ, pela retomada da indústria naval, que reuniu diversas entidades sindicais, representantes, interlocutores e empresários do setor.

Na ocasião, estiveram presentes Alessandro Trindade, Diretor Sindipetro-NF, Coordenador do setor jurídico e Secretário de Organização Política Sindical da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Federação Única dos Petroleiros (FUP); o Presidente da CUT, Sandro Cezar; representantes das empresas Transpetro, empresa Sengi, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro – CREA-RJ; do CRT, e Sindimetal-Rio.

A reunião contou ainda, com a participação de representantes do gabinete da Deputada Verônica Lima, responsável pela frente parlamentar estadual da Indústria Naval; o representante do gabinete do Deputado Renato Machado; e Regina Toscano, do gabinete do Deputado Federal Lindbergh Farias.

De acordo com Alessandro Trindade, Diretor Sindipetro-NF, um dos organizadores do encontro, a pauta envolveu um amplo diálogo acerca da retomada da indústria naval do estado do Rio de Janeiro.

“Debatemos a reabertura de 19 estaleiros, o investimento do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 3 lançado pelo Governo Federal, a construção de 19 plataformas do tipo FPSO, e dialogamos sobre o entrave do Estaleiro Inhaúma que está fechado. Ele faz parte da história da indústria naval fluminense e sua reabertura é fundamental para o Estado, com o objetivo de atender a nova demanda do setor, que é o desmantelamento dos modelos FPSO que já estão chegando ao fim de sua vida útil”, explicou.