Sindicato quer resgatar movimento histórico das bases de terra no NF

Há muito tempo o Sindipetro-NF está percebendo nos trabalhadores das bases administrativas da Petrobrás uma baixa participação nos movimentos e assembleias da categoria. Imbetiba, Cabiúnas  e Praia Campista já foram decisivos em momentos importantes na luta e atualmente, essas bases tem apresentado um nível de participação irrisório.
 Em Cabiúnas, uma parte dos trabalhadores das áreas operacionais participam dos movimentos convocados pelo sindicato, já o pessoal que trabalha nos escritórios não tem participado das  atividades. Deixando seus companheiros de base sem seu apoio.
A diretoria do Sindipetro-NF chama os trabalhadores dessas bases, agora incluindo Santa Mônica e Edima, a fazer um resgate histórico e retomar a força de mobilização que tinham nas mobilizações. “Me lembro de grandes assembleias da Campanha Reivindicatória de 2000, quando os trabalhadores lotavam a Praia Campista e o portão principal do Parque de Tubos. Eram momentos de demonstração de grande força da categoria e é isso que precisamos retomar” – comenta o Coordenador Geral do Sindipetro-NF, José Maria Rangel.
São anos de experiência de luta que não podem ser deixados de lado. Toda categoria petroleira da Bacia de Campos precisa desses trabalhadores e o momento para começar a se mobilizar é agora, na campanha reivindicatória 2012.
Como dito no editorial do Nascente 762, “um sindicato não é uma sede, não é uma diretoria, não é um escritório remunerado para defender clientes. Um sindicato é uma construção diária dos trabalhadores, um reflexo contínuo de uma categoria, uma síntese do coletivo — das suas contradições, dos seus pontos fortes e dos seus pontos fracos”.
A categoria tem pela frente mesas de negociações e embates com a Petrobrás. Nesse processo, os companheiros das bases administrativas de terra tem que estar presentes, mostrando toda sua força e garra para buscar seus direitos.
Assembleias esvaziadas são uma demonstração de fraqueza e sabemos que os companheiros administrativos de Imbetiba, Parque de Tubos,  Santa Mônica, Edima  e dos escritórios de Cabiúnas podem se mobilizar e mostrar para a direção da empresa que fazem parte da categoria petroleira. Uma categoria que historicamente já mostrou para o que veio! Uma das categorias mais fortes desse país!