Sindicato recebe relato que corrige informação do horário do acidente para o inicio da manhã

Leia a integra do relato* de um trabalhador de P-35 recebido pelo sindicato na segunda, 26:

” Relato do acidente em P-35 no dia 26/09/2011

Acordei às 06:00 hs como de costume, me dirigi ao refeitório, tomei o meu café e já me preparava para trabalhar quando fui surpreendido pela técnica de enfermagem, na porta do refeitório, pedindo auxílio para socorrer alguém que estava passando mal.

Abordagem

N camarote 104 havia um funcionário caído ao lado da cama, este teve trauma na cabeça devido a queda, logo após veio a reação em cadeia e mais três funcionários passaram mal e começaram a perder os sentidos. Foi acionada a sala de rádio e sala de controle e pediram a evacuação de todas as pessoas do casario para a área externa no ponto alternativo de emergência, já havia e eu não sabia, mais duas pessoas na enfermaria, elas também foram removidas, a outra ação foi avisar em todos os camarotes para acordar quem ainda estava dormindo, foram acordados mais 4 colegas que se não tivessem saído, fatalmente, iriam entrar em óbito. A concentração de CO chegou a 100ppm, isso mesmo, 100ppm de gás inerte. Outra ação foi desligar o sistema de ar condicionado o que foi feito imediatamente.

Desdobramentos

Mesmo sabendo da gravidade da ocorrência a produção não foi cessada, estávamos fazendo gás inerte e os operadores da sala de controle ficaram trabalhando usando CONJUNTO AUTÔNOMO. Acreditem!
O sinistro foi percebido aproximadamente às 06:00 hs. A aeronave do resgate aeromédico pousou na Unidade às 09:00 hs. Foram prestamos os primeiros socorros e ministrado oxigênio durante 5 minutos para cada paciente. Vale salientar que aproximadamente 80%dos residentes apresentavam estado de dor de cabeça, tontura e vômito.
Vinte e duas pessoas precisaram ser desembarcadas, destas, quatro mereciam cuidados especiais, inclusive o empregado que bateu a cabeça e um outro que vomitava muito e sentia fortes dores de cabeça.

Causa

Foi detectado que a causa do incidente foi um “rombo” na descarga do soprador de gás inerte SP-1000B que estava funcionando à noite devido ao off-loading. O CO foi para a atmosfera e não para o tanque, como a renovação do ar condicionado de acomodações é próximo a exaustão da sala de gás inerte (um erro do projeto da P-35), o mesmo succionou todo o gás inerte inibindo assim o oxigênio do casario.

Conclusão

Se este fato ocorresse de madrugada certamente estaríamos hoje lamentando o maior genocídio da história da indústria petroleira mundial, ou quiça da indústria em si no mundo, e eu não estaria aqui para relatar mais este descaso e falta de respeito que a grande Petrobras tem com os seus empregados, até quando” ?

* Versão editada para preservar a identidade do trabalhador