Sindipetro distribui 25 mil sacolinhas biodegradáveis nas praias da região

No sábado, 9, veranistas de cinco praias da região receberam sacolinhas de plástico biodegradável para guardar lixo. A distribuição, feita pelo Sindipetro-NF (Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense), foi chamada “Bloco Praia Limpa” e fez parte da política de relacionamento comunitário da entidade.  A iniciativa ocorreu nas praias de Grussaí, Farol de São Thomé, Cavaleiros (Macaé), Rio das Ostras e Barra de São João.

Segundo o coordenador geral do Sindipetro-NF, José Maria Rangel, a idéia está ligada ao tipo de sindicalismo praticado pela entidade: “há muitos anos desenvolvemos uma concepção de sindicalismo cidadão, que não está apenas voltado para as reivindicações dos trabalhadores que representa, mas interage com a comunidade e apóia as suas lutas”, afirma.

Para Rangel, a preocupação com o Meio Ambiente é uma destas lutas da sociedade que deve ser abraçada pelas entidades sindicais.

Foram distribuídas 25 mil sacolinhas. Elas são feitas com um plástico especial, que contém um aditivo que possibilita um acelerado processo de degradação, sem prejuízos ao Meio Ambiente. O produto pode ser utilizado normalmente, mas quando exposto por longo tempo ao sol ou à chuva, se degrada em até dois anos.

“A ação do aditivo é simples. Começa a trabalhar quando o plástico é descartado, fragilizando, sob condições comuns do ambiente, as ligações entre as moléculas de carbono e hidrogênio que formam o plástico”, explica o fabricante.