Sindipetro-NF apresenta a peça Estamira no teatro de Macaé

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Grande sucesso de público e crítica em 2011 e 2012, “Estamira – Beira do Mundo”, baseada em filme homônimo que conta a história de uma catadora de lixo do Jardim Gramaxo, será encenada nos dias 10 e 11 de outubro, às 19h, no teatro do Sindipetro-NF. Dani Barros e Beatriz Sayad assinam juntas a dramaturgia do espetáculo.

Uma catadora de lixo, doente mental crônica, com uma percepção do mundo surpreendente e devastadora. A peça não só é um relato sobre Estamira, mas também um depoimento pessoal e artístico de Dani Barros, que reconheceu na história da personagem da vida real retratada no filme de Marcos Prado parte de sua experiência pessoal. O pano de fundo da história é o lixão, porta pela qual adentramos o universo de Estamira. Lá são encontradas cartas, memórias, histórias que não conseguimos jogar fora.

Desde pequena sempre tive uma forte atração pelo lixo. Meu apelido de infância era Maria Caquinho. Sempre que eu ia à praia ficava catando saquinho, plastiquinho, copinho, achava que as coisas iam sentir frio à noite. Me sentia a Mulher Maravilha, salvando todos aqueles caquinhos. E assim eu cresci: catando, juntando. Não jogo nada fora, acho que tudo um dia vai servir para alguma coisa: cacarecos, histórias, fotos, lembranças… Achei no teatro um lugar para depositar meus guardados”, afirma Dani Barros.

Com uma linguagem que passa do grotesco ao sublime, do drama à comédia, o espetáculo é palco para a tensão entre a loucura e normalidade, realidade e ficção, assim como é Estamira. 

Segunda a diretora Beatriz Sayad, há histórias que de tão lindas merecem ser contadas, de tão fantásticas se tornam teatrais. Histórias que são duras demais para serem lembradas, caras demais para serem esquecidas. E que encontram no teatro uma morada.

Ingressos

A partir da próxima semana o público poderá solicitar seu ingresso através de um formulário que ficará disponível no site. Depois deverá pegar na recepção do sindicato uma pulseira que dará acesso ao local.

 

Duração: 75 minutos