Sindipetro-NF cobra ao SMS da Petrobrás medidas de prevenção sobre o Coronavírus

Desde o final de janeiro, o Sindipetro-NF vem cobrando ao SMS corporativo da Petrobras, que sejam tomados os cuidados necessários para evitar o contágio pelo Coronavírus (COVIT 19) nas unidades da empresa.  É normal que nessas unidades circulem trabalhadores do mundo todo ou existam pessoas que viajam a trabalho para o exterior, por isso o Sindicato se preocupa com a saúde de todos e todas e alerta para a necessidade de prevenção.

Após o Carnaval, a Petrobrás passou a medir a temperatura das pessoas que embarcam para trabalhar em suas unidades, o que não tem sido feito por algumas empresas que também possuem unidades marítimas atuando no país.  A partir desta sexta, 13, a empresa também passará a aplicar um questionário.

No aeroporto de Cabo Frio, que é dividido em dois saguões um de quem vai embarcar para a Petrobrás e outro para outras empresas, há relatos que nem todas as empresas têm medido a temperatura dos trabalhadores ou tomado qualquer tipo de ação de prevenção. Para a diretoria do Sindipetro-NF é importante nesse momento que todos sigam as orientações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde.

A diretoria do Sindipetro-NF fica a disposição da categoria para receber denúncias ([email protected]) de suspeitas de casos para desembarque ou de empresas que não estejam tomando medidas preventivas e com isso colocando em risco a saúde de todos a bordo.

Veja as orientações e o que tem sido feito pela Petrobrás, abaixo.

Saiba como a Petrobras está atuando na prevenção do novo coronavírus

  • Criamos um comitê dedicado ao acompanhamento da evolução da doença no país e no mundo

A Petrobras vem monitorando continuamente a evolução do quadro de saúde mundial causado pelo novo coronavírus. Foi formado um comitê permanente, com médicos, outros profissionais das áreas de Recursos Humanos, SMS, Comunicação e Serviço Social, que define as medidas a serem adotadas na companhia e reporta à diretoria sobre o cenário mundial e local.

As medidas mais importantes que você deve tomar, no momento, são preventivas: lavar as mãos da maneira correta e com frequência, evitar tocar no nariz, olhos e boca e tomar os devidos cuidados para evitar contágio em ambientes públicos. A companhia está reforçando as orientações aos empregados sobre essas medidas, seguindo orientações da OMS e Ministério da Saúde.

Outras medidas foram adotadas após decisão da Diretoria Executiva:

• Suspendemos as viagens para o exterior, incluindo todos os treinamentos programados, e as excepcionalidades precisam ser aprovadas por um diretor, após avaliação da área de saúde.
• Suspendemos também as viagens em território nacional. Manteremos apenas as prioritárias – que não possam ser atendidas por vídeo ou telefones – aprovadas pela Gerência Geral.
• Estão suspensos, por tempo indeterminado, eventos e reuniões presenciais e simulados de emergência com mais de 20 pessoas.
• Auditorias, visitas técnicas e visitas gerenciais a unidades e instalações da companhia estão suspensas.
• Colaboradores voltando de viagens ao exterior em férias ou a trabalho deverão atuar em homeoffice, para observação, por no mínimo 7 dias. Pessoas retornando de áreas de alto risco devem ficar em homeoffice e observação por 14 dias. Comunique ao seu gestor que países visitou e, em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe de saúde pelo telefone (21) 3224-1090 (24h por dia), pelo whatsapp (22) 98177-0407 (das 7h às 19h) ou pelo e-mail [email protected]
• Em todos os aeroportos utilizados para nossas unidades offshore, está sendo feita a aferição de temperatura dos colaboradores antes do embarque e, a partir de 13/3, aplicaremos também um questionário.
• Os empregados com suspeita de coronavírus devem permanecer em casa, manter contato com seu médico e contactar seu gerente para instrução sobre trabalho remoto (homeoffice).
Veja as principais dúvidas sobre nossas ações de prevenção ao coronavírus.

PERGUNTAS E RESPOSTAS – ATUALIZADO EM 13/03

Há casos de coronavírus entre os colaboradores da companhia?
A Petrobras informa que um de seus colaboradores, lotado no edifício-sede (Edise) no Rio de Janeiro, teve teste positivo para coronavírus. O empregado está em férias, viajou ao exterior e a confirmação da doença se deu antes do retorno ao trabalho. Portanto, ele não esteve nas instalações da companhia após o contágio. O colaborador encontra-se em bom estado de saúde, está em casa e vem sendo monitorado pelas equipes de saúde da Petrobras. Para os empregados lotados no Edise, não há necessidade de preocupação especial. A companhia monitora todos os casos considerados suspeitos e atua em articulação com as unidades de saúde e as autoridades sanitárias.

Qual o procedimento para empregados expatriados?
Os 37 empregados que se encontravam em missão no território chinês tiveram seu retorno antecipado. Nenhum deles apresentou sintomas após passar por período de quarentena. Para os demais países, estamos em contato permanente com as embaixadas, com nossos empregados expatriados, prestando todas as orientações necessárias.

As viagens a trabalho estão mantidas?
Suspendemos, de forma preventiva, as viagens a trabalho ao exterior, incluindo treinamentos. Também estamos adotando home-office por sete dias para todos os colaboradores que voltaram do exterior em férias ou a trabalho, para observação. Também estão suspensas as viagens em território nacional. Manteremos apenas as prioritárias – que não possam ser atendidas por vídeo ou telefones – aprovadas pela Gerência Geral.

Quais procedimentos a companhia está adotando em relação a quem trabalha embarcado? O que deve ser feito se houver suspeita de algum caso a bordo?
Estamos realizando aferição de temperatura dos nossos colaboradores nos aeroportos, antes do embarque para as plataformas e dando orientações, com o objetivo de evitar o embarque de pessoas com sintomas. Também estamos aplicando um questionário.
Caso haja suspeita com algum colaborador a bordo, ele será imediatamente desembarcado, seguindo um procedimento especial que visa à segurança de toda a equipe, seguirá sendo monitorado e todas as medidas preventivas serão tomadas. Haverá acompanhamento para todas as pessoas que tiveram contato próximo (mesmo camarote) com o caso suspeito.

Como devem proceder as unidades que recebem visitantes, inclusive do exterior?
Visitas a instalações da companhia estão suspensas. A suspensão inclui visitas do público externo, auditorias, visitas técnicas e visitas gerenciais a unidades e instalações da companhia.

Como fica a recomendação de segurança que todos devemos seguir, de segurar o corrimão das escadas?
A recomendação é manter as medidas de segurança recomendadas, acrescentando as medidas preventivas, como lavagem das mãos ou uso de álcool gel quando chegar ao patamar desejado.

O teletrabalho não seria uma forma de impedir a disseminação do vírus na companhia?
A Petrobras segue rigorosamente as orientações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério de Saúde, que no momento não indicam medidas de isolamento ocupacional, como o teletrabalho, para pessoas sem sintomas. A iniciativa mais efetiva para evitar a disseminação do vírus entre os colaboradores da companhia é adotar as medidas preventivas recomendadas. Estamos adotando o teletrabalho, preventivamente, apenas no caso de colaboradores que chegaram do exterior a trabalho ou férias, por no mínimo sete dias.

Reuniões e eventos corporativos devem ser cancelados ou acontecer apenas em ambiente online, por videoconferência, WebTV, Teams, etc.?
Reuniões e eventos presenciais com mais de 20 pessoas, incluindo treinamentos, devem ser adiados, cancelados ou realizados por meios remotos (transmissão ou videoconferência). Reuniões de qualquer porte devem ser, sempre que possível, remotas.

O que as pessoas com sintomas devem fazer?
Os indivíduos que apresentarem febre acima de 37,8ºC, tosse persistente e outros sintomas respiratórios (coriza, rinite), simultaneamente, devem procurar imediatamente orientação com seu médico. Exceto nos casos em que haja falta de ar ou quadro grave, a recomendação é evitar emergências hospitalares, que são locais com maior potencial de contágio.

Caso seja identificado algum caso suspeito no meu local de trabalho, o que devo fazer?
Não há necessidade de preocupação especial com casos apenas suspeitos. A companhia monitora os casos suspeitos e garante que sejam testados para confirmação ou não. Caso a suspeita seja confirmada, todas as pessoas que tiveram contato serão acompanhadas e receberão orientações especificas.

Quem chega de férias do exterior, sem sintomas, deve voltar ao trabalho normalmente ou ficar em quarentena?
Como medida preventiva, adotaremos homeoffice por no mínimo 7 dias para todos os colaboradores que voltaram do exterior, seja a trabalho ou em férias. Colaboradores vindos de áreas de alto risco deverão fazer homeoffice por 14 dias. Fale com o seu gestor para relatar seu histórico de viagens e combinar o programa de trabalho em home-office nesse período.

Se um familiar ou pessoa de convivência próxima retorna do exterior, o que o colaborador deve fazer?
Se não há sintomas, não há necessidade de cuidado especial. Então, colaboradores com familiares que voltarem do exterior e estiverem assintomáticos podem trabalhar normalmente. Caso ocorram febre e sintomas respiratórios (tosse, dificuldade para respirar, entre outros) procure orientação médica, preferencialmente particular em consultórios. Evite emergências hospitalares, locais com maior potencial de transmissão. Informe ao seu médico a respeito do contato com pessoa que tem histórico recente de viagem ao exterior.

Um familiar que mora comigo está com suspeita de contágio. Devo vir trabalhar?
Quem tem contato com pacientes suspeitos ou confirmados deve ficar em observação também. Essa suspeita deve ser atestada por um profissional de saúde. Portanto, seu familiar deve buscar atendimento médico e, se for notificado como suspeito por um médico ou agente epidemiológico, receberá orientações, que também deverão ser seguidas por familiares. Nesse caso, avise ao seu gestor para verificar a necessidade de reportar à equipe de saúde da Petrobras e, se for o caso, combinar um plano de trabalho em home-office.

O que devo fazer em caso de qualquer dúvida?
Entre em contato com o Serviço de Saúde pelo telefone (21) 3224-1090 (24h por dia), ou pelo e-mail [email protected] (chave EUS4).