O Sindipetro-NF celebra hoje o aniversário de 29 anos da entidade. O 2 de julho marca a posse, em 1996, da primeira diretoria do sindicato. Um post especial no Instagram e um editorial no boletim Nascente marcam a passagem.
“Hoje é dia de comemorar! Nosso sindicato completa 29 anos de lutas e conquistas! Quase três décadas de resistência, conquistas e mobilização, sempre ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras da nossa categoria. É com coragem, unidade e resistência que seguimos escrevendo essa história, acreditando na força coletiva”, comemorou a entidade na rede social.
No Nascente, o editorial “NF aos 29, com o Retorno de Saturno” lembra que, embora não seja um ciclo exato, como as décadas, os 29 anos também têm um simbolismo de maturidade e transformação. Confira:
“NF aos 29, com o Retorno de Saturno
Costumamos pensar em ciclos em períodos mais exatos, como décadas. Não por acaso, o Sindipetro-NF já planeja as comemorações dos seus 30 anos, que ocorrerão em 2026. Mas nem por isso há de ficar sem registro aqui no Nascente a passagem, nesta quarta, 2 de julho, dos 29 anos da entidade. E se alguém sentir falta de um ponto de virada ou significado especial para este momento, pode tomar emprestado da astrologia o Retorno de Saturno, que se dá exatamente aos 29 anos (e os legionários hão de lembrar desta referência na música “Vinte e nove”, de Renato Russo).
Não é necessário que se acredite em assertivas astrológicas, mas que se abra ao menos para a beleza do seu significado: 29 anos é um momento associado a marcos importantes de maturidade, responsabilidade e desafios na vida de uma pessoa. O Retorno de Saturno marcaria, então, fases de amadurecimento e crescimento, onde se é confrontado com desafios e oportunidades para reavaliar sua vida e seus objetivos.
É bonito pensar também assim para uma entidade como o Sindipetro-NF, um sindicato que chega aos 29 anos com um equilíbrio bem resolvido entre juventude e experiência, com uma diretoria formada por ambas e uma cultura interna de valorização da sua trajetória e de abertura para descobertas sobre novas formas de lutas em uma realidade cada vez mais complexa.
O mundo do trabalho passa por profunda transformação, com acentuada pressão por desregulamentação e precarização, e um sindicato ao mesmo tempo robusto e ágil como o Sindipetro-NF é uma referência essencial para toda a classe trabalhadora, uma contribuição histórica da categoria petroleira do Norte Fluminense para todos os trabalhadores brasileiros.
Celebremos, portanto, estes 29 anos com espírito de gratidão por esta obra que tanto nos orgulha e de entusiasmo para construir todas as mudanças necessárias que os novos ciclos vão nos exigir. Sigamos na luta, sempre!”
História do sindicato
A criação do Sindipetro-NF foi aprovada em um plebiscito realizado em 1995. O desmembramento do Sindipetro-RJ foi consolidado por meio de assembleias entre os dias 23 e 25 de abril de 1996. A primeira diretoria foi eleita em um pleito realizado entre os dias 17 e 29 de junho do mesmo ano, e empossada em uma cerimônia simples no dia 2 de julho, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (Fafima).

Desde então, o Sindipetro-NF se consolidou como um dos maiores sindicatos petroleiros da América Latina, com a força dos petroleiros e petroleiras do Norte Fluminense e em sintonia com a categoria em todo o país.
Nos últimos anos, o sindicato produziu conteúdos importantes que detalham a sua trajetória e seguem disponíveis para a categoria, como uma revista (aqui) e um documentário (aqui) em seus 25 anos, um livro físico (disponível nas sedes) e um vídeo institucional (aqui) aos 20 anos. Outras publicações e conteúdos estão sendo preparados para celebrar, em 2026, os 30 anos da entidade.