A Petrobrás apresentou na última sexta, 5 de julho sua segunda proposta de Acordo Coletivo para seus trabalhadores que é considerada uma afronta pelo movimento sindical petroleiro. Um reajuste salarial de apenas 1% para sua força de trabalho, mais a retirada de direitos históricos, redução de remuneração e ataque a benefícios, como a assistência médica dos trabalhadores (AMS).
O desrespeito fica pior, quando a empresa informa que na próxima sexta, 12, destinará R$ 1 bilhão em bônus a ser distribuído para um grupo “seleto” de trabalhadores que aceitaram alavancar suas carreiras e remunerações às custas do desmonte da empresa, como divulgado pela FUP em seu site.
“Essa proposta aviltante é uma demonstração de total desrespeito àqueles que dão seu suor nas bases da empresa espalhadas pelo país. Não aceitaremos nenhum direito a menos! ” – comenta o Coordenador do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra. Por isso, a FUP e os sindicatos petroleiros estão convocando assembleias nas bases até o dia 19 de julho.
No Sindipetro-NF as assembleias para avaliar o indicativo de rejeição da proposta e aprovação de um manifesto a ser divulgado aqui no site do NF, começam dia 11 nas bases de terra e terminam no dia 18 (veja calendário abaixo).
Para a diretoria do Sindipetro-NF, a categoria petroleira precisa mostrar para essas pessoas, que caíram de paraquedas na gestão de nossa empresa, que os trabalhadores não vão aceitar essa afronta e o fim de direitos históricos, conquistados com muita luta, e muito menos a venda da Petrobrás em fatias.
Calendário das Assembleias
11/07 (quinta) – 15h – Tecab grupo B
11/07 (quinta) – 23h – Tecab grupo D
12/07 (sexta) – 7h – Tecab Adm + grupo C
15/07 (segunda) – 7h – Barra do Furado
15/07 (segunda) – 23h – Tecab grupo A
16/07 (terça) – 13h – Edinc
17/07 (quarta) – 10h – Sede de Campos
17/07 (quarta) -13h – Imboassica (PT)
17/07 (quarta) – 7h – Tecab grupoE
18/07 (quinta) – 13h – Imbetiba
Plataformas – do dia 10 ao dia 14 de julho, com retorno das atas por e-mail ([email protected]) até o dia 15 de julho.
Indicativos
1) Rejeição da contraproposta apresentada pela Petrobrás no dia 5 de julho de 2019.
2) Aprovação de Manifesto dos Petroleiros do Norte Fluminense.