Sindipetro-NF convoca assembleias para deliberar greve nacional de dois dias

O Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) anunciou, em reunião da Diretoria Colegiada realizada nesta quarta, 14, a adesão ao indicativo do Conselho Deliberativo da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e a convocação de assembleias da categoria com o objetivo de deliberar sobre a realização de uma greve nacional de dois dias.

Segundo a coordenação geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), a greve é uma continuação da greve de 24 horas realizada em março, em razão da intransigência da Petrobrás em relação a temas importantes em negociação. Na ocasião o indicativo do CD da FUP foi dado após duas reuniões tensas com a Petrobrás sobre teletrabalho e remuneração variável.

As assembleias na base do Norte Fluminense vão acontecer entre os dias 16 e 29 de maio, de acordo com calendário abaixo. Serão realizadas duas assembleias no mesmo dia: uma para o indicativo de greve e outra para escolha dos delegados do Congrenf. Sendo assim, os petroleiros de plataforma e turnos de terra deverão imprimir as duas listas, uma para cada assembleia.

Entre os pontos a serem debatidos estão a não aceitação na diferença de tratamento em relação aos dividendos que diminui a remuneração variável do trabalhador e impacta na saúde e segurança da força de trabalho; Defesa do teletrabalho com regramento negociado coletivamente; Contra redução da remuneração variável dos trabalhadores; Por recomposição dos efetivos; Por segurança em todo o sistema Petrobras, nas prestadoras de serviço e no período de manutenção e partida da FAFEN PR; Pelo fim do equacionamento da Petros 6) Por um plano de cargos e salários justo e isonômico. Ação RSR ; As definições de greve sejam construídas de forma conjunta entre as federações (FUP e FNP).

O Sindicato destaca ainda a redução da participação nos Lucros e Resultados (PLR), ao mesmo tempo em que a estatal distribui dividendos aos acionistas de 207% acima do lucro realizado.

O Sindipetro-NF reforça a importância da presença massiva dos petroleiros e petroleiras nas assembleias em curso. A participação da base é essencial para mostrar à gestão da Petrobrás que a categoria está unida e pronta para a luta por seus direitos.

Mais uma vez, fica evidente que a linguagem compreendida pela empresa é a da mobilização forte e organizada. As reivindicações são legítimas e refletem a insatisfação com os ataques aos direitos, as condições de trabalho e o descaso da empresa com os trabalhadores.

Confira chamado feito na manhã desta quinta, 15, pelos diretores Sérgio Borges e Guilherme Cordeiro

ARVE Error: Mode: lazyload not available (ARVE Pro not active?), switching to normal mode

Confira editais e modelos de documentos para as assembleias

Greve

Edital de retificação das assembleias do Congrenf

Congrenf

Lista de presença delegados do Congrenf Turnos de Terra

Lista-Presenca-Delegados-Congrenf-Turno-Terra

Lista de presença delegados do Congrenf Plataformas

Lista-Presenca-Delegados-Congrenf-platafomas

Lista de presença Greve – Turnos de Terra

Lista de presenca - GREVE - Turnos de terra (2)

Lista de presença Greve – Plataformas

Lista de presenca - GREVE - Plataformas (1)

 

[Atualizada às 12h02 de 15/05/2025]