Sindipetro-NF declara apoio à luta dos trabalhadores de voo

O Sindipetro-NF manifesta solidariedade à luta dos trabalhadores de voo da estatal NAV Brasil, que realizou protestos em diversos aeroportos do Brasil nesta quinta-feira, 17 de outubro. Os trabalhadores, filiados ao Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Proteção ao Voo (SNTPV), se mobilizaram contra a condução do novo Programa de Cargas e Salários (PCS) da empresa.

A categoria expressou sua insatisfação com as promessas não cumpridas pela NAV Brasil. A empresa havia se comprometido a implementar ajustes salariais significativos, conforme acordado em audiência de conciliação do último acordo coletivo (2023/2025), mas, segundo os manifestantes, não cumpriu o prometido.

De acordo com a diretoria do SNTPV, a proposta apresentada pela empresa abrange apenas 40% do corpo funcional, deixando a maioria dos trabalhadores sem incentivos para aderir ao novo programa. Além disso, a progressão de carreira oferecida foi considerada desestimulante, o que aumentou ainda mais a insatisfação da categoria.

Os protestos ocorreram em aeroportos de todo o país, como Galeão (RJ), Macaé (RJ), Viracopos (SP), Presidente Prudente (SP), Ribeirão Preto (SP), Bauru (SP), Uberaba (MG), Vitória ( ES), Ilhéus (BA), João Pessoa (PB) e Teresina (PI). A manifestação recebeu apoio e compreensão dos usuários, que confirmam a importância da segurança nos voos.

O Sindipetro-NF reforça seu apoio à luta dos trabalhadores da NAV Brasil e destaca a importância de que as demandas da categoria sejam ouvidas e atendidas, passando por melhores condições de trabalho e valorização profissional.