Sindipetro-NF denúncia a ANP sobre transferências

O diretor do Sindipetro-NF, Norton Cardoso, encaminhou nesta quinta-feira, 14, uma denúncia a ANP sobre as transferências que estão sendo realizadas em diversas plataformas. Muitas denúncias estão chegando ao sindicato, de trabalhadores que estão sofrendo com tal atitude, o que na visão do sindicato pode se caracterizar como uma retaliação aos participantes da greve pela Pauta Brasil.

O documento explica que tal medida pode comprometer de forma perigosa a segurança operacional das unidades, “pois a própria empresa tem demonstrado carência de pessoal, dado o volume de horas extraordinárias, turnos operando incompletos e utilização de terceirizados na atividade fim”.

A denúncia também fala da forma, que estão sendo realizadas as transferências, sem que seja feita a comunicação prévia ao trabalhador, muito menos tempo para o necessário treinamento.

O Sindicato compreende que tal prática infringe o CAPÍTULO 2 LIDERANÇA, PESSOAL E GESTÃO da resolução 43/2007 da ANP e solicita a atuação da mesma para notificação da empresa quanto a essa prática que, além dos aspectos legais, tem proporcionado um ambiente de trabalho inseguro e desumano.

Na quarta-feira, 13, o Sindicato orientou a categoria a não votar nas eleições de Cipa, até que a Petrobrás volte atrás na sua posição de transferir pessoas de unidade com o prazo de inscrições para eleição da Cipa ainda aberto.

O Sindipetro NF também entrou com um pedido de suspensão do processo eleitoral e realização de mesas de entendimento na SRTE – Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Ministério do Trabalho. Em seguida, notificará o Ministério Público do Trabalho denunciando a Petrobrás pelo descumprimento de acordo de não retaliar grevistas.

Essa semana o sindicato também protocolou na coordenação da comissão eleitoral da Cipa por plataforma um documento onde denunciava a prática ilegal no processo eleitoral de Cipa por plataforma, por parte da UO-BC. No documento, o sindicato exige que a gerência da UO-BC e a Comissão Eleitoral respeitem o processo eleitoral de CIPA garantindo as candidaturas para os locais de trabalho de cada candidato, cancelando todas as transferências feitas e ampliando o prazo de inscrições.

A diretoria do NF solicita que outras unidades se manifestem sobre retaliações e atitudes de desrespeito no processo eleitoral das Cipas.