Sindipetro-NF e Governo discutem novas operações do petróleo em Macaé

A diretoria do Sindipetro-NF se reuniu nesta quinta-feira (18) com o prefeito de Macaé, Welberth Rezende, para discutir sobre o fortalecimento das atividades da Petrobras em Macaé, a partir do desenvolvimento de novos projetos. Na ocasião, estiveram presentes o Coordenador Geral do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra, junto aos diretores Jancileide Morgado, Anderson Silva, Marcelo Nunes e Antônio Carlos (Bahia); o Secretário de Governo, Juninho Luna e o consultor do Grupo Vale Azul, Eduardo Carramenha.

A reunião tratou de assuntos como o futuro da Bacia de Campos com a revitalização das operações da Petrobras na Bacia de Campos no que se refere à exploração de petróleo, produção, processamento e distribuição de óleo e gás, a partir da ampliação do potencial de atividades do Terminal Cabiúnas e a defesa por investimentos na indústria naval brasileira, com a revisão da política de afretamento de plataformas, uma vez que as plataformas “afretadas” da Bacia de Campos, diminuem os empregos na região.

Tezeu Bezerra explicou que Macaé possui importante participação na discussão de novas estratégias de investimentos na indústria do petróleo brasileira, em especial na garantia de apoio a indústria naval, através da construção de plataformas nacionais.  O fortalecimento da referência de Macaé como principal base operacional para a nova dinâmica da Petrobras no mercado de óleo, gás e energia do Brasil é fundamental.

“Essa reunião do Sindicato com o prefeito foi muito importante porque pontuamos diversos assuntos que envolvem as expectativas do setor petrolífero da cidade, o futuro do trabalhador da região, além de necessidades imediatas da categoria petroleira, como a questão da iluminação do entorno do bairro Imboassica, mais investimentos em outros setores, como a possibilidade de um grande terminal logístico através de uma parceria entre Tepol e Petrobras”, apontou Tezeu.

O prefeito reconhece a importância da Petrobras para Macaé com relação às decisões da empresa para a dinâmica da cidade e a garantia do futuro da nossa população. Reconhecemos essa importância de mantermos o diálogo sobre todas as pautas que possam fortalecer essa parceria.

“Recebi ofícios por parte da diretoria do Sindicato com todas as demandas que serão encaminhados aos setores responsáveis, além de pesquisas do Diese e Ineep que falam sobre a situação da Bacia de Campos e a minha intenção é avançar com as pautas, contribuir politicamente e somar”, afirmou Welberth Rezende.

Sobre Imboassica

O prefeito garantiu que Intervenções e melhorias na infraestrutura em Imboassica, bairro que sedia o Parque de Tubos da Petrobras e a base das principais empresas multinacionais do segmento offshore, serão executadas pelo governo através das demandas apresentadas pelos representantes do Sindicato.

Além disso, serão realizadas obras de reforma do Terminal Parque de Tubos, um dos principais pontos do sistema de transporte público da cidade, com previsão de execução destas obras ainda este ano. Serão incluídos também, estudos técnicos para melhorias no sistema de drenagem do bairro, importante para a dinâmica da atividade offshore em Macaé.

O primeiro emprego e a exigência de experiência

Foi debatida também, a exigência de dois anos de experiência para contratação do trabalhador do ramo offshore, entretanto, a Prefeitura de Macaé que está investindo em cursos de qualificação profissional, vem encontrando dificuldades nessa exigência.

“O primeiro emprego é muito importante e não adianta ofertar cursos se a população vai esbarrar nessa exigência. A função social da Petrobras que é uma empresa pública, nesse processo de qualificar e dar oportunidades é muito importante, por isso, essa exigência precisa ser revista”, pontuou o prefeito.

O Sindipetro-NF é favorável a uma análise da exigência, uma vez que o objetivo é dar oportunidade de emprego à população.