Sindipetro-NF parabeniza categoria por mobilização histórica

Mais uma grande mobilização. Mais uma mostra da força dos petroleiros. Desta vez foram 42 plataformas unidas na luta por uma proposta justa para o Dia de Desembarque e em sintonia com a campanha nacional por uma PLR que valorize os trabalhadores.

Se ainda havia alguma dúvida da disposição da categoria em promover mobilizações cada vez mais intensas até que uma proposta que a contemple seja apresentada, esta dúvida foi dissipada com paralisação desta semana.

Aos gerentes conservadores, para os quais restaram apenas a repressão e a truculência — como havia ocorrido em várias plataformas e desta vez em várias unidades e terminais pelo país, impediram a entrada de sindicalistas por orientação dos RH´s  —, resta apenas a constatação de que não adianta tentar nos intimidar.

Em momentos muito mais tensos da história, os petroleiros mostraram coragem e altivez. Não seria agora que estes atributos faltariam.

A categoria está pronta para as próximas mobilizações, com previsão de nova parada de emissão de PTs entre os dias 7 e 9 próximos, e de greve com parada de produção entre por cinco dias, a partir do dia 14.

No calendário de lutas, o prazo fixado pelo movimento sindical para que a empresa apresente uma proposta justa para o Dia de Desembarque é esta sexta, 4. Se a empresa não o fizer, todas as mobilizações serão mantidas, mesmo que uma nova proposta apareça. Nesta hipótese, a negociação será feita sob Greve.

Os petroleiros não estão sendo intransigentes quando assim procedem. Estão apenas exercendo o que deveria ser comum a todos os demais trabalhadores brasileiros. Com consciência política e responsabilidade, lutam pelo que consideram justo, e se dispõem ao diálogo através das suas entidades representativas.

O que não pode é a Petrobrás fazer de conta que esta demanda não é justa, estimular gerentes a práticas anti-sindicais e ao assédio moral, apresentar proposta rebaixada em relação à anterior, e acreditar que isso irá calar a categoria.

Agora não adianta mais enrolação. Ou a empresa apresenta uma nova proposta que atenda os trabalhadores nesta sexta-feira, ou todo o calendário será mantido independentemente de novas negociações.

Sigamos na luta!

Saudações sindicais