Sindipetro-NF participa de Reunião com ANP e Petrobras para Avaliar o SGSO

Na última semana, o diretor do Sindipetro-NF, Alexandre Vieira, esteve presente em uma reunião com representantes da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e da Petrobras para avaliar o Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO) da empresa. Durante o encontro, a ANP destacou que a atuação da Petrobras e suas empresas afretadas foi considerada positiva em relação ao cumprimento das práticas de gestão de segurança.

Apesar desse reconhecimento, a ANP apontou uma preocupação significativa: mesmo com a conformidade das práticas de gestão, ainda ocorre um elevado número de incidentes e acidentes. Isso demonstra um descompasso entre a implementação das práticas e o resultado esperado, que é a redução efetiva desses eventos. Assim, a ANP enfatizou a necessidade de estudos mais aprofundados para entender e mitigar as causas desses incidentes.

Alexandre Vieira ressaltou a importância das comissões de segurança operacional, destacando que “nós do Sindipetro-NF entendemos que as comissões são de extrema importância e por isso inclusive é cláusula do nosso ACT a participação dos trabalhadores e do sindicato nestas comissões. As cláusulas do ACT buscam garantir aos trabalhadores, condições de participação nestas comissões”. O ACT, Acordo Coletivo de Trabalho, prevê a inclusão dos trabalhadores e do sindicato nessas comissões, assegurando que eles tenham voz ativa nas discussões sobre segurança operacional.

O papel do Sindipetro-NF vai além de simples participação; o sindicato atua como um fiscalizador em nome da categoria petroleira. A fiscalização realizada pelo sindicato é crucial para garantir que as normas de segurança sejam rigorosamente cumpridas e que os trabalhadores tenham condições seguras de trabalho. A presença ativa nas comissões permite que o sindicato monitore de perto a implementação das medidas de segurança e proponha melhorias sempre que necessário.

A reunião evidenciou a importância da colaboração entre ANP, Petrobras e Sindipetro-NF na busca por um ambiente de trabalho mais seguro. A continuidade desse diálogo e a implementação de medidas eficazes são essenciais para reduzir o número de incidentes e acidentes, protegendo a vida e a saúde dos trabalhadores do setor.