O Sindipetro-NF participa nesta sexta-feira (30) do 1º Seminário Estadual do IFEP (Instituto Federal de Especialização Profissional do Nível Médio e Superior, associado às cadeias produtivas de Petróleo, Gás, Energias Renováveis e Transição Energética), realizado no auditório da Associação Comercial e Industrial de Duque de Caxias.
O evento visa fomentar a troca de conhecimentos e a criação de parcerias, focando nos desafios da qualificação profissional frente à transição energética. A ideia é que o seminário estreite os laços entre o ensino técnico, a indústria e o governo, consolidando a atuação dos Institutos Federais no desenvolvimento de profissionais para o futuro do mercado de energia.
A programação aborda as audiências públicas já realizadas em Macaé, Duque de Caxias, Itaboraí, Araruama e Maricá, além de trazer uma perspectiva das próximas audiências em âmbito nacional e a entrega de um relatório e minuta da Lei de criação do projeto ao Presidente Lula. A mesa de debates conta com a participação de diversas representações de entidades sindicais, políticos e de instituições universitárias, sob a presidência de Nilson Viana Cesário, autor do projeto do IFEP e ex-presidente do Sindipetro Duque de Caxias.
Um dos pontos centrais do seminário é a fundamentação social do IFEP, que propõe a implantação de um Instituto Federal de Especialização Profissional ao lado de todas as refinarias do Brasil, consolidando a educação técnica como ferramenta de valorização da categoria e fortalecimento das políticas públicas.
O IFEP projeta qualificar aproximadamente 3 mil profissionais, visando ampliar as oportunidades de emprego no setor de petróleo e gás, um dos segmentos econômicos mais estratégicos para o desenvolvimento regional.






