O Sindipetro-NF realiza, nesta sexta-feira (1º de maio), uma programação especial em comemoração ao Dia do Trabalhador nas cidades de Macaé e Campos dos Goytacazes. Combinando música, cultura e reflexão política, os eventos têm como proposta transformar os espaços públicos em pontos de encontro da classe trabalhadora, reforçando a importância da organização coletiva e da luta por direitos.
Em Macaé, a celebração acontece na Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 257, onde fica a sede do sindicato. O local será fechado a partir das 17h para receber trabalhadores, trabalhadoras e suas famílias em um grande ato político-cultural. A programação inclui o Samba do Cabral, com participação de convidados especiais como Andreia Martins, Jô Wilme, Raoni Ventapane — neto de Martinho da Vila — e Thati Dias. O encerramento ficará por conta da bateria Macaé Show.
Durante o evento, também haverá sorteio de brindes. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia por meio de QR Code disponibilizado na divulgação oficial do sindicato.
Já em Campos dos Goytacazes, a programação começa mais cedo, a partir das 10h, na Praça do Liceu, com uma edição especial do tradicional projeto Samba na Praça. A iniciativa também terá caráter solidário, com incentivo à doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado a entidades sociais do município.
Mais do que uma data comemorativa, o 1º de Maio representa um marco histórico de luta da classe trabalhadora em todo o mundo, simbolizando a resistência por direitos como jornada digna, melhores condições de trabalho e valorização salarial.
Nesse contexto, as celebrações também reforçam pautas atuais da categoria, como a luta pelo fim da escala 6×1, considerada exaustiva e prejudicial à saúde física e mental, e a defesa da ampliação do regime 14×21 para trabalhadores offshore, visando maior equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
Ao levar a comemoração para as ruas, o Sindipetro-NF reafirma o caráter popular e coletivo da data, fortalecendo o vínculo com a base e destacando que a conquista de direitos passa pela participação ativa dos trabalhadores.
O sindicato convida toda a categoria e a população de Macaé e Campos a participarem das atividades, que unem celebração, reflexão e mobilização social.



