Sindipetro-NF questiona RH sobre atuação de gestor de SMS da Bacia de Campos

O Sindipetro-NF encaminhou hoje um ofício para o RH e Relações Sindicais da Petrobrás solicitando a intervenção do RH e apuração sobre o aparente desvio de finalidade do gestor do SMS da UN-BC. Além de apuração de atitude do gestor em executar e contratar em duplicidade um serviço que compete ao RH da Petrobras.

O pedido foi motivado por uma denúncia de que os trabalhadores do SMS estavam sendo obrigados a preencher um  formulário considerado controverso pela categoria. Segundo o diretor do Departamento de Saúde do Sindipetro-NF, Alexandre Vieira, esse  formulário apresenta perguntas de intenção duvidosa como “premeditar como o trabalhador agirá” e “ofertar auto conhecimento profundo, reflexões e capacitações de acordo com seu perfil e aconselhamentos sigilosos” sobre a pessoa que responde.

O Sindipetro-NF questiona a necessidade de tal formulário e qual o seu propósito, pois utiliza dados pessoais sigilosos do trabalhador, além da obrigatoriedade. Principalmente após os últimos acontecimentos no SMS da UN-BC, que culminou com a transferência de dois Técnicos de Segurança, em um processo com características que podem ser entendidas como perseguição.

“Questionamos o poder do gestor do SMS da UN-BC, pois também nos chegaram denúncias de que, quem discorda de alguma decisão sua está sendo chamado para reuniões fechadas. O que também possui característica de ação opressiva. Pois se não há a intenção de oprimir o trabalhador, porque não se faz uma discussão ampla e aberta?” – comenta Vieira.

O Sindipetro-NF está acompanhando os fatos e solicita a categoria que informe a entidade sindical sobre qualquer caso semelhante através do e-mail [email protected].