Sindipetro-NF realiza atos públicos e seminário para lembrar Acidente de Enchova

O Sindipetro-NF realizou na manhã desta terça, 18, dois atos públicos, um no aeroporto de Macaé e outro no heliporto do Farol, para marcar a passagem dos 25 anos do acidente de Enchova, completados no último domingo.

A tragédia, a maior em plataforma de petróleo no Brasil, aconteceu em 16 de agosto de 1984, quando 37 petroleiros perderam suas vidas e quase duas centenas de sobreviventes, entre eles 19 feridos, ficaram permanentemente marcados pela memória do terror que viveram.

O acidente foi provocado por um vazamento num dos poços conectados à plataforma, operada pela empresa Pozos, seguido de explosão, incêndio prolongado e evacuação do convés. Durante a saída de uma das das embarcações de abandono, houve rompimento do cabo do truco, o que provocou a queda da baleeira e as mortes dos ocupantes.

Seminário no NF

Além dos atos, o Sindicato promove um seminário sobre aspectos jurídicos da segurança na Bacia de Campos, nesta quarta,19, e quinta, 20, aberto aos interessados.

Para subsidiar as lutas da categoria, o seminário traz palestras e análises sobre a tragetória de acidentes da Bacia de Campos e de identificação de caminhos jurídicos para responsabilização dos culpados pelos acidentes. O evento acontece na sede da entidade em Macaé (R. Tenente Rui Lopes Ribeiro, 257 – Centro). Confira abaixo a programação.

19/08/09 – 18h – I – INDÚSTRIA DO PETRÓLEO
E RESPONSABILIDADE CIVIL

Esquete Teatral “Infinita Enchova”
Palestra: A política de (in)segurança no trabalho na indústria do petróleo, com o José Maria Rangel, coordenador geral do Sindipetro-NF.
Palestra: Acidentes de trabalho e a responsabilidade civil do empregador, com o desembargador federal do Trabalho da 1ª Região, Marcos Cavalcante.
Palestra: Protagonismo dos trabalhadores nas condições de segurança, com Normando Rodrigues, assessor jurídico da FUP e do NF, e moderação de Andrea Meirelles, assessora jurídica do NF.

20/08/09 – 18h – II – O FUTURO DA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO NA BACIA DE CAMPOS
Palestra: Formas de solução de conflitos coletivos – arbitragem do MPT no meio ambiente de trabalho, com o procurador do Trabalho Patrick Maia Merisio.
Palestra: O Dano Punitivo e o direito do trabalho, com o juiz federal do Trabalho da 1ª Região, Marcelo Segal.
Palestra: Relações de trabalho no futuro do pré-sal, com o desembargador federal do Trabalho da 1ª Região, Marcelo Souto de Oliveira, e moderção de Nilson Xavier, presidente da Associação Fluminense de Advogados Trabalhistas (AFAT).
Palestra: O Sindipetro-NF e suas ações pela segurança no trabalho, com Vitor Carvalho, do Departamento de Saúde do Trabalhador do Sindipetro-NF.