Sindipetro-NF realiza dois atos pela passagem dos sete anos do acidente de P-36

O Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense – Sindipetro-NF promove nesta quarta, 12 de março no Heliporto do Farol de São Tomé em Campos, um ato para marcar a passagem dos sete anos do Acidente da P-36. A partir das 9h30 a diretoria do sindicato e trabalhadores da P-18, PCH-1, PCH-2, P-33, P-52 e P-54, que embarcam nesta data realizarão atrasos nos vôos.

Segundo o diretor de Comunicação do Sindipetro-NF, Marcos Breda, serão distribuídas camisas abóbora e um boletim denunciando as condições de saúde e segurança na Petrobras. O último acidente ocorrido no dia 26 de fevereiro com o helicóptero da BHS, que vitimou quatro trabalhadores e deixou um desaparecido será lembrado durante as manifestações.

O mesmo ato acontecerá no Aeroporto de Macaé, na sexta, 14, às 8h30 e contará com a presença das viúvas dos companheiros mortos no acidente com a P-36.

Acidente

Na madrugada de quinta-feira, 15 de março de 2006, às 0h22 teve início o acidente com a P-36, localizada no campo de Roncador, que vitimou onze trabalhadores. A maioria deles fazia parte da brigada de incêndio que desceu à coluna de popa-boreste para verificar o ocorrido. Os outros 175 trabalhadores foram retirados com vida da plataforma.

No dia seguinte, a P-36 começou a mostrar sinais de inclinação e deu indícios que iria afundar. Foram dias de angústia para os parentes, colegas de trabalho e para o país. Na quarta, 21, às 10h45 a plataforma começa a afundar, levando os corpos dos trabalhadores mortos.