Sindipetro-NF realizará Roda de Conversa sobre Benzeno

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O Sindipetro-NF promoverá em janeiro e fevereiro Rodas de Conversa sobre Benzeno. Nos dias 30 de janeiro e 1 de fevereiro, a atividade acontece na sede de Macaé, sempre às 18h. Já noo dia 08 de fevereiro será na sede de Campos. 

Segundo o diretor Cláudio Nunes, a Roda tem como objetivo atender as  solicitações dos trabalhadores e trabalhadoras de P-09, PCH-1, além de fazer  esclarecimentos aos dirigentes sindicais sobre o tema e sobre os debates da Comissão Estadual do Benzeno. 

O benzenismo não é doença?

Benzenismo é um conjunto de sinais, sintomas e complicações decorrentes da exposição aguda ou crônica ao benzeno. As exposições agudas ocorrem em altas concentrações apresentando sinais e sintomas neurológicos. Já as exposições crônicas ocorrem na presença de baixas concentrações de benzeno por um grande período laboral e apresentam sinais e sintomas clínicos diversos, podendo ocorrer complicações a médio ou a longo prazos, localizados principalmente no sistema hematopoiético (formador de sangue).

A Leucemia se instala muito tempo após cessar a exposição ao benzeno?
A leucemia mais comum relacionada à intoxicação por benzeno é a leucemia mieloide aguda. Por vezes, a leucemia se instala muito tempo após cessar a exposição ao benzeno. Existe também comprovação da relação causal entre exposição ao benzeno e aplasia de medula, não sendo certo que haja ligação entre esse quadro e a leucemia ou se são eventos separados. De qualquer forma, a aplasia de medula é o maior fator de risco para a ocorrência de leucemia.