Um novo ano começa com velhos golpes sendo praticados. Nesta quarta-feira, 03, começou a ser analisado um acordo com Justiça dos Estados Unidos para que a Petrobras pague US$ 2,95 bilhões – o equivalente a R$ 10 bilhões – a investidores norte-americanos. O valor é uma indenização pelos supostos prejuízos causados aos investidores com os casos da Lava Jato.
A diretoria do Sindipetro-NF repudia tal iniciativa. Somos radicalmente contra a corrupção, mas a Operação Lava-Jato, com seu combate seletivo a corrupção, se mostra cumprindo seu objetivo que é quebrar a industria petrolífera brasileira e entregar o pré-sal para os estrangeiros. Prova disso, é o fato de que o dinheiro recuperado pela Lava Jato, conduzida por Sergio Moro, segue direto para os Estados Unidos.
A ratificação do acordo depende ainda de decisão do juiz Jed Rakoff, da primeira instância da Justiça americana, mas a tendência, uma vez que houve acordo entre as partes, é que ele aprove a admissão inicial do acerto. Feito isso, dez dias depois, a estatal brasileira pagará aos participantes da ‘class action’ um terço do valor negociado.