Sindipetro-NF se reúne com representantes de entidades ligadas à saúde do trabalhador do município de Macaé

O Sindipetro-NF participou de uma reunião na manhã desta segunda, 5, em sua sede em Macaé com representantes do PAIST (Programa de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador) e a CIST (Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Macaé), órgãos que têm responsabilidade e influência direta nas questões relacionadas às vítimas de acidentes de trabalho, incluindo a notificação e o acompanhamento desses casos.

Segundo o diretor do Departamento de Saúde do Sindipetro-NF, Alexandre Vieira, durante o encontro, ficou definido que o sindicato irá elaborar um ofício direcionado a essas entidades, relatando todos os problemas identificados na assistência aos trabalhadores envolvidos no acidente na plataforma PCH-1. Entre os pontos a serem destacados no documento estão as dificuldades na emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e na atenção integral à saúde desses profissionais.

“O objetivo do ofício é cobrar ações concretas do poder público para uma avaliação completa da saúde física e mental dos trabalhadores, já que as empresas responsáveis vêm demonstrando omissão e negligência nesse aspecto” – explicou Alexandre.

A equipe da CIST reforçou a importância da parceria com o sindicato. A representante da comissão, Roberta Magalhães agradeceu ao Sindipetro-NF “por dar essa abertura e podermos trabalhar juntos, porque a CIST está acompanhando esse acidente. O NF é parceiro do município na defesa da saúde do trabalhador. Acabamos de realizar uma conferência este ano sobre esse tema, o que também nos aproximou. Isso fortalece tanto a CIST quanto o Conselho Municipal de Saúde e o controle social, beneficiando os trabalhadores e o programa.”

Já a representante do PAIST, Lys Oliveira Vieira destacou que o programa “é responsável por fazer o controle epidemiológico da saúde dos trabalhadores e está junto da CIST e do Sindipetro nesse acompanhamento dos trabalhadores da PCH-1, além de realizar uma investigação para que novos acidentes não aconteçam.” Também participou da reunião Kelly Mariana Pimentel Queiroz,

O Sindipetro-NF reforça seu compromisso em buscar todas as medidas necessárias para garantir os direitos e a segurança dos trabalhadores.