Sindipetro-NF sedia exposição de desenhos sobre Segurança nas Escolas em Macaé

De 22 a 29 de agosto, o Sindipetro-NF está recebendo em sua sede em Macaé a exposição de 22 desenhos de alunos de escolas públicas, vencedores de um concurso realizado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) no ano passado. O tema central do concurso foi “Segurança nas Escolas”. Esta exposição é parte do Projeto CIPA nas Escolas, organizado pelo técnico de segurança do trabalho, Orlandino dos Santos.

Na tarde de hoje, 22 de agosto, mais de cem alunos das escolas públicas de Macaé visitaram a exposição e tiveram a oportunidade de assistir a uma apresentação no teatro do sindicato, onde o projeto foi detalhado.

A abertura do evento contou com uma mensagem da procuradora do Ministério Público do Trabalho em Cabo Frio, Cirlene Luiza Zimmermann, que destacou a importância do Projeto CIPA nas Escolas, idealizado por Orlandino dos Santos. Ela ressaltou a relevância da educação na promoção da saúde e segurança nas escolas e alertou para os preocupantes índices de acidentes de trabalho no Brasil, que registra aproximadamente 150 acidentes por dia apenas no mercado formal.

“Quando falamos de segurança e saúde no trabalho, a melhor estratégia é a prevenção, e o melhor caminho para a prevenção é a educação. Nas escolas, podemos difundir conhecimento e cultivar a cultura da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho desde a infância”, explicou a procuradora Cirlene.

O diretor do Sindipetro-NF, Alexandre Vieira, também se dirigiu às crianças e adolescentes presentes, enfatizando de maneira lúdica a importância da educação e o papel dos sindicatos na defesa dos direitos dos trabalhadores. “Este sindicato foi construído com o esforço e o dinheiro dos trabalhadores para proteger seus direitos. Muitas vezes, achamos que as coisas sempre foram como são hoje, mas é essencial que as novas gerações saibam que, há três gerações, a educação não era um direito garantido para todos. Este projeto é para inspirar vocês a lutar por um mundo melhor”, afirmou.

Orlandino dos Santos, figura central na criação do Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, celebrado em 18 de outubro, e do Dia Estadual do Cipeiro, comemorado em 29 de agosto, reforça sua dedicação à causa com esta iniciativa.

A exposição estará aberta ao público em dias úteis, das 9h às 16h30. Não perca a oportunidade de conferir este importante trabalho de conscientização e valorização da segurança nas escolas.