O Sindipetro-NF está acompanhando os desdobramentos das denúncias dos trabalhadores da plataforma P-74, na Bacia de Santos, na costa de Búzios. Embora não represente os empregados desta unidade, a entidade é solidária às reivindicações e já manteve contato com o sindicato que representa a base, o Sindipetro-RJ, para se colocar à disposição para contribuir na luta.
A realidade descrita pelos trabalhadores, que realizaram uma paralisação para denunciar as péssimas condições de alimentação e de descanso a bordo, reflete, de acordo com o Sindipetro-NF, o descaso da Petrobrás com toda a sua área de Segurança e Saúde.
Em vídeo gravado na manhã de hoje, o coordenador do Departamento de Saúde do Sindipetro-NF, Alexandre Vieira, reforça as denúncias e aponta que há um flagrante descumprimento das Normas Regulamentadoras.
“O que você deve ter visto aí, referente ao que está ocorrendo em P74, assim, é vergonhoso. A Petrobrás participa da construção das normas regulamentadoras. Tudo que está escrito ali a Petrobrás está envolvida e concordou. Então assim, quando se pega fornecimento de quentinha, que está especialmente proibido na NR37, cara, a gente vê que está falido, porque aquilo ali foi planejado, você planejou fornecer quentinha, você planejou colocar aqueles trabalhadores na situação que estão”, denuncia.
O sindicalista reforça o apoio do Sindipetro-NF e parabeniza os trabalhadores pela luta: “os trabalhadores têm que ter realmente a coragem de dizer não a esse tipo de vergonha que a Petrobrás está passando, essa política tem que mudar, essa austeridade e pesa para cima dos trabalhadores não pode continuar. Os trabalhadores realmente têm que se colocar como pessoas que têm dignidade e a gente vai estar lutando sempre pela dignidade do trabalhador e da trabalhadora”.
Confira: