Sistema a vácuo dos banheiros de P-20 fica horas sem funcionar

Os trabalhadores de P-20 ficaram mais de 12 horas sem poder utilizar o banheiro da unidade, durante o dia de ontem, 23. O sistema de descarga a vácuo, que atende todos os sanitários da plataforma, parou de funcionar.

O Sindipetro-NF recebeu essa denúncia dos trabalhadores pela manhã do dia 23 e até às 22 h, quando foi feito o último contato com a unidade, o problema persistia. Segundo o diretor do Departamento de Saúde, Alexandre Vieira, ele tentou contato com a empresa, mas só teve retorno hoje, 24, informando que o sistema havia sido normalizado.

Alexandre  explica que sem o sistema a vácuo funcionando a pessoa não consegue utilizar o vaso para nada, nem urinar é possível. Já que nada sai do sanitário sem o vácuo. Em dezembro de 2012, o Sindicato denunciou fato parecido, sendo que daquela vez os trabalhadores ficaram 10 dias com o sistema comprometido e trabalhadores tiveram que desembarcar.

Essa situação fere o anexo 2 da NR-30 e a NR-24 que trata especificamente das Condições Sanitárias e de Conforto nos locais de Trabalho.

A diretoria do Sindipetro-NF irá encaminhar ofício à Petrobras cobrando um plano, para que seja criado um sistema de emergência para possibilitar que as pessoas realizem suas necessidades básicas. “Isso é um caso afeta a saúde, higiene e o bem estar do trabalhador. Por consequência afeta a segurança devido a condições físicas e emocionais da pessoas. O que aumenta o risco de acidentes” – alerta Vieira.