Surto de intoxicação alimentar na P-53: Sindipetro-NF atua em relação às denúncias

Nesta semana, o Sindipetro-NF recebeu uma denúncia grave envolvendo a plataforma P-53, operada pela Petrobrás. Um surto de intoxicação alimentar afetou mais de 30 trabalhadores, gerando preocupação e necessitando ação imediata do sindicato.

Segundo relatos recebidos, a situação foi agravada pela persistência de problemas nas condições de higiene e segurança alimentar, evidenciando falhas no serviço de hotelaria da plataforma. Dentre as denúncias mais graves estão:

• Alimentos impróprios: Carne estragada servida no lanche da noite e ovos estragados no café da manhã.
  • Falhas nos equipamentos de refrigeração: Containers de resfriamento das carnes sem funcionamento adequado.
  • Falta de embalagens e utensílios: Ausência de filme plástico para embalar frutas, falta de papel toalha nas áreas de refeição.
  • Higiene deficiente: Camarotes sujos, infestação de baratas e moscas em áreas de alimentação, pratos e talheres retornando sujos para reutilização.

Além disso, a falta de manutenção nos sistemas de vácuo levou a problemas nos sanitários, gerando desconforto e riscos à saúde dos trabalhadores.

O Sindipetro-NF  entrou em contato com a gestão da Petrobrás para cobrar providências e está acompanhando de perto todos os desdobramentos deste caso preocupante. Segundo a gestão,  o problema com o ar-condicionado foi solucionado e sobre o  alagamento em MTA, pediram para verificarem e corrigirem.

Em relação a empresa da hotelaria, a Petrobrás diz estar com problemas com a Gastroservice em P-53. Entre as ações da empresa estão a inspeção dos ranchos de P-53, reunião da Diretoria da prestadora de serviço com GGs e GEx, mais de 60 notificações de multas totalizando aproximadamente 700 mil reais, embarcaram uma nutricionista para ajudar e solicitaram ao enfermeiro da UMLI para dar suporte em P-53.

Para o NF, a segurança e o bem-estar dos trabalhadores são prioridades absolutas, e qualquer situação que coloque em risco esses princípios será tratada com a devida seriedade. Em caso de denuncia encaminhar para [email protected].