TAMBÉM NO TECAB: CHEGA DE CONTAR COM A SORTE!

Na semana passada ganhou destaque na imprensa a situação de insegurança da Petrobrás, com destaque para as plataformas da Bacia de Campos, mas os petroleiros de Cabiúnas sabem que esta não é uma exclusividade das unidade marítimas. O Tecab, que também convive com vazamentos e negligência em relação à insegurança, tem sido alvo há anos de denúncias do sindicato. Agora a categoria tem mais uma oportunidade de mostrar toda a sua indignação com esta situação, ajudando a engrossar a mobilização que marca, segunda,16, os 26 anos da tragédia de Enchova.

O Sindipetro-NF convoca os trabalhadores do Terminal para a realização de assembleias nas trocas de turnos, a partir da 0h da segunda,16. A primeira avalia a adesão ao movimento, já avaliado pelas plataformas nas assembleias do final de semana, e as demais avaliam a mobilização e definem a sua continuidade, à semelhança do que ocorreu na primeira edição da Operação Chega de Contar com a Sorte. O objetivo da mobilização é gerar impacto nas atividades por meio da observação rigorosa de todas as normas de segurança. Com isso, a categoria denuncia que as regras existem apenas para alimentar a burocracia das certificações, mas as empresas não estão estruturadas para cumprí-las de verdade. A própria gerência do Tecab já admitiu que as normas não são seguidas rigorosamente.

A mobilização pela segurança no Tecab tem produzido resultados, como a conquista da realização de uma nova medição da presença de benzeno na unidade, acordada em reuniões com a empresa após o sindicato ter denunciado problemas nos monitoramentos anteriores. No ano passado, também em agosto, os petroleiros da base exerceram, com apoio do sindicato, o direito de recusa em não realizarem uma limpeza pretendida pela Transpetro, após o rompimento da linha da tocha. Os trabalhadores avaliaram que não havia condições seguras de realizar a limpeza.

Assembleias no Tecab nesta segunda, 16 0h – Grupo E 7h – ADM 8h – Grupo D 16h – Grupo C

Procedimentos da Nova Operação “Chega de contar com a sorte!” no Terminal de Cabiúnas

Perguntas que devem ser respondidas antes de qualquer trabalho:

1 -É atribuição do cargo de cada empregado envolvido de acordo com a descrição dos cargos do PCAC?

2 – Expõe pessoas aos riscos identificados pelos trabalhadores nas pendências da plataforma? – Compromete a segurança pelas carências de efetivo identificadas pelos trabalhadores?

3 – Respeita as diretrizes de SMS?

4 – Existe um procedimento específico para o trabalho? O procedimento está aprovado e disponível no sistema? As pessoas que vão realizar o trabalho estão treinadas nesse procedimento? O procedimento será respeitado?

5 – Existem condições seguras para a realização do trabalho de acordo com o procedimento de emissão de PT´s? O trabalho foi planejado, analisado e programado? Caso o procedimento exija, foi emitida uma PT? A PT está preenchida corretamente e assinada pelas pessoas certas?

6 – Respeita todas as normas regulamentadoras (NR´s) do Ministério do Trabalho e Emprego? As pessoas que vão realizar o trabalho estão qualificados/treinados conforme preconizam as NR´s para realizar esta tarefa?

7- Caso a resposta de uma ou mais perguntas seja negativa: não executar, não acompanhar e não liberar o trabalho até que a causa seja solucionada.