O Teatro do Sindipetro-NF, em Macaé, recebe nesta quarta-feira (17), às 10h, a 4ª Audiência Pública para discussão da criação do Instituto Federal de Especialização Profissional do Nível Médio e Superior (Ifep), voltado à formação técnica e superior nas áreas de Petróleo, Gás, Energias Renováveis e Transição Energética.
A entidade estimula a participação de toda a base petroleira e da sociedade. Haverá ônibus saindo da sede de Campos dos Goytacazes, às 7h30 (interessados em vagas neste transporte precisam fazer contato com a funcionária Ivana de Fátima: 22- 981780089).
A audiência terá transmissão ao vivo, que poderá ser acompanhada no vídeo abaixo:
A proposta de criação do Ifep está em tramitação no Ministério da Educação (MEC). O novo instituto tem potencial de qualificar cerca de 3 mil profissionais, ampliando as oportunidades de emprego em setores estratégicos para o desenvolvimento do país.
O Sindipetro-NF e demais Sindipetros têm participado das audiências, realizadas em outros municípios fluminenses, e apoia a criação do Ifep. Em audiência recente, o diretor da entidade, Alessandro Trindade, defendeu que “não precisamos de mais colégios militares, não precisamos de mais armas nas ruas, nós precisamos de gente qualificada, nós precisamos de centro de formação em função do programa de governo do presidente Lula, por ter encomendado 19 plataformas do tipo FPSO, por ter anunciado a conexão da refinaria Duque de Caxias com o Complexo Boa Ventura. Então, são por essas situações que a gente se posiciona pela criação do Instituto Federal do Petróleo, que hoje é uma realidade”.
As audiências têm contado com as participações diversas representações de entidades sindicais, do movimento estudantil e de instituições universitárias, sob a presidência de Nilson Viana Cesário, autor do projeto do Ifep e ex-presidente do Sindipetro Duque de Caxias.
[Foto: Audiência sobre criação do Ifep realizada em Duque de Caxias / Divulgação]