Teatro do NF recebe nesta quinta a 2ª Conferência Regional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

Andréa Lisboa / Da Secom Macaé – Para fortalecer o controle social com ampliação da participação popular, o Conselho Municipal de Saúde de Macaé realizará a 2ª Conferência Regional do Norte Fluminense de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Lei 8.142/1990), na quinta-feira (10), das 8h às 17h, no Sindipetro, rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 257, Centro da cidade. O evento é aberto e voltado para entidades e instituições que compõem a Sociedade Civil Organizada. As inscrições devem ser feitas aqui.

 

Um dos objetivos do fórum é aumentar a participação popular para o desenvolvimento de programas e ações dos órgãos setoriais do estado em defesa da saúde do trabalhador e da trabalhadora. O tema da conferência é ‘Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano’. As propostas elaboradas serão encaminhadas a 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CESTT), que ocorrerá, em junho, no Rio de Janeiro. Já a 5ª Conferência Nacional será realizada, em agosto, em Brasília.

 

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Pedro Carvalho, ressalta a importância de um olhar diferenciado para o trabalhador. “Tudo depende de sua mão-de-obra, do seu serviço, mas o trabalhador tem adoecido muito. Há muitos problemas de assédio moral, de saúde e de saúde mental, como a síndrome de Burnout (esgotamento profissional), que tem reflexos na saúde física. Há muitos se afastando do trabalho. Macaé irá sediar esta conferência e abraça a causa. O Conselho vem fazendo este trabalho e esperamos um bom resultado. Macaé é uma cidade que recebe muita gente por causa do trabalho, precisa de um olhar especial para o trabalhador”, disse.

 

“Pela primeira vez Macaé foi eleita para sediar uma etapa regional. A última conferência sobre Saúde do Trabalhador foi há 14 anos. Além dos delegados municipais, a Conferência é aberta a movimentos sociais, sindicatos, gestores, profissionais de saúde, trabalhadores privados, servidores, autônomos, aposentados, trabalhadores formais, trabalhadores informais e desempregados. Juntos, os municípios irão eleger os 20 delegados que irão compor a Delegação da Regional Norte-Fluminense”, salienta a vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Macaé e coordenadora da Conferência Regional, Roberta Magalhães.

 

Macaé receberá delegações dos municípios que integram a região Norte Fluminense: Campos dos Goytacazes, Carapebus, Conceição de Macabu, Quissamã, São Fidelis, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra. Os debates abordarão os eixos: ‘1- Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora’, ‘2- A novas relações de trabalho e a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora’ e ‘3 – Participação Popular na Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras para o Controle Social’.